Como planear uma semana produtiva? | Dicas De Casa | Dicas e truques para o dia-a-dia

Como planear uma semana produtiva?

Fica stressado todas as segundas-feiras? Tem sempre imensas tarefas para fazer e não sabe por onde começar?

Uma semana produtiva de trabalho tem de ser muito bem organizada. Deve ser uma semana onde conseguimos marcar todas as nossas tarefas e também termos algum tempo para nós mesmos.

Se trabalhar e não tiver empregada doméstica (tal como eu) tente dividir as tarefas de casa pelos dias da semana. Desta forma não condensa tudo para o mesmo dia, não perde tanto tempo a realizar a lida da casa e não lhe custa tanto. Portanto, se pretende ter uma semana produtiva e bem organizada, veja algumas dicas que costumo aplicar na minha rotina diária.

Segunda-feira

A primeira coisa que faço quando vou trabalhar é abrir a agenda e escrever tudo o que preciso fazer esta semana. Isso inclui todas as minhas tarefas pessoais e tarefas de trabalho. Se preferir, pode separar estes dois tipos de tarefas em duas agendas distintas para facilitar o processo.

Depois disso, atribuo um tempo específico (horas ou minutos) a cada tarefa de forma a garantir que as coisas sejam concluídas dentro do prazo. Mas tudo, tudo, tudo mesmo tem de ser anotado no papel, porque a “cabeça já não é o que era”. Devia tomar Memofante! Armazenar as informações e ideias apenas no cérebro não facilita a organização e cria um nível de stress ainda maior (pois está constantemente a esforçar-se para memorizar tudo). Portanto, anote tudo o que tem a fazer!

Terça-feira

Tente concluir primeiro as tarefas que gosta menos, por exemplo, organizar papelada, gerir a caixa de correio, passar a ferro, etc. Assim, ficará mais tranquilo o resto da semana e poderá dedicar-se aquilo que lhe dá prazer. Não atrase tarefas só porque não tem vontade de as realizar.

Quarta-feira

Tire 30 minutos para si! Faça exercício, uma caminhada ou mime-se com uma ida ao cabeleireiro. Se tiver trabalho para fazer ou outras tarefas para verificar, coloque-as de lado. Esse tempo é para libertar o stress ou inundar o cérebro com endorfinas depois de um treino.

Quinta-feira

Tire um momento de silêncio para refletir. Faça uma reflexão sobre o desenrolar das suas tarefas. Veja se existem algumas prioritárias que ainda não foram concluídas. Se tiver possibilidade, tente desligar o telefone durante 20 minutos e faça um momento de silêncio (eu bem gostava, mas não consigo com a criançada). No final do dia, tente adiantar as tarefas de casa, por exemplo, limpe as casas de banho, troque os lençóis das camas, limpe os vidros, etc. Não deixe tudo para o fim-de-semana.

Sexta-feira

Comece a preparar! Planeie as refeições do fim-de-semana e faça a lista do que vai precisar para as refeições da próxima semana. Assim, quando for às compras, já sabe exatamente o que vai trazer para consumir nos próximos dias. Se preferir, faça uma ementa semanal.

E você? Como organiza a sua semana? Tem algum truque que queira partilhar?

Deixe uma resposta

Também Pode Gostar

Privacy Preference Center


  • Warning: reset() expects parameter 1 to be array, string given in /home/lovew3de/public_html/dicasdecasa.pt/wp-content/plugins/gdpr/public/partials/privacy-preferences-modal.php on line 32

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/lovew3de/public_html/dicasdecasa.pt/wp-content/plugins/gdpr/public/partials/privacy-preferences-modal.php on line 74

Close your account?

Your account will be closed and all data will be permanently deleted and cannot be recovered. Are you sure?