Cosmética biológica: será indicada para a minha família? | Dicas De Casa | Dicas e truques para o dia-a-dia

Cosmética biológica: será indicada para a minha família?

Químicos, químicos e mais químicos! Todos sabemos que hoje estamos rodeados de produtos com químicos. E os nossos filhos também! A começar pela alimentação. Frutas, vegetais, carne, peixe, entre outros, quase todos são sujeitos a qualquer tipo de tratamento para nos serem apresentados “frescos e fofos”! Ainda ontem li um artigo que referia que os morangos eram um dos produtos “mais sujos” em termos de químicos. O quê? Será possível? Os meus filhos adoram morangos!!! Mas o que é que devemos fazer? Pois bem, se tivermos alternativa, devemos optar sempre pelo mais saudável: os produtos biológicos!

E não falo apenas da alimentação! Grande parte dos produtos de higiene também contêm ingredientes nocivos à saúde, tais como, parabenos, aditivos sintéticos (corantes), silicones, potenciadores de espuma e derivados do petróleo. Mas será que os podemos evitar? Sim, hoje em dia é possível com a cosmética biológica!

Para quem é “leigo” nesta área como eu, as matérias-primas de um cosmético biológico são provenientes, maioritariamente, da agricultura biológica. Um produto só poderá ser considerado biológico se apresentar um certificado de garantia que confirme o cumprimento de diversos requisitos e que assegure que o produto está livre de pesticidas, herbicidas e outros fertilizantes químicos (terminados em “idas”).

Mas será que os produtos biológicos são adequados ao meu bebé? No que se refere aos mais pequenos, o mais indicado é selecionar um produto com certificado de garantia indicado para peles mais sensíveis. Hoje em dia, existe uma série de opções no mercado adequadas para bebés e que nos ajudam a livrar os pequenotes de uma dose exagerada de químicos logo à nascença. Ai é? Agora que vieste ao mundo, toma lá um champozinho com pesticidas para ficares “fresco que nem uma alface”! Pequenote, tu tens é de ficar roliço, por isso, unta-te com este creme cheio de silicone e vais ver que daqui a uns dias estás excelente para rebolar no parque!!!

Bem deixemo-nos de idiotíces! E que tal experimentarem alguns dos produtos de cosmética biológica? A Dicas de Casa quer contribuir para a saúde da sua família, por isso, em parceria com a Biobeauty, está a oferecer 10% de desconto numa compra na loja online em http://biobeauty.pt. Basta inserir o código DICAS10 quando estiver a validar a sua encomenda e, desta forma, contribui não só para melhorar a saúde da sua família, como também a “saúde” do meio-ambiente.

Apresento aqui alguns produtos adequados para bebé, que já utilizámos cá em casa.

ÁGUA DE LIMPEZA SEM ENXAGUAR

https://biobeauty.pt/produto/centifolia-agua-limpeza-sem-enxaguar-bebe-250ml/

É uma alternativa para quem não quer usar as toalhitas, mas ao mesmo tempo não quer limpar o bebé só com água (principalmente no rabinho que, quando tem cocó, para algumas pessoas faz confusão limpar só com água). 

Dá para o rosto e para o corpo, logo pode também ser usada naquelas dias em que não se dá banho ao bebé (para quem não dá banho todos os dias), mas se quer fazer na mesma uma limpeza. Tem um ligeiro perfume, mas que é de origem natural.

Nos ingredientes tem:

  • glicerina: hidratante
  • Aloe Vera: hidratante, calmante e revitalizante da pele
  • Extracto de Folhas de Pessegueiro: emoliente (ajuda a suavizar e a hidratar a pele que está mais seca) e hidratante

Aplica-se com um algodão (ou compressa de tecido não tecido ou toalhetes reutilizáveis) e não é preciso enxaguar.

 

BIOLINIMENTO BEBÉ – CREME PROTETOR MUDA DA FRALDA

https://biobeauty.pt/produto/centifolia-biolinimento-bebe-creme-protetor-muda-da-fralda-250ml/

 

https://biobeauty.pt/produto/centifolia-biolinimento-bebe-500ml/

Este produto é um linimento óleo-calcáreo (tem azeite e água de cal na sua composição) que é usado tanto para limpar, como para proteger a pele da zona da fralda, porque deixa uma película protectora que nutre e protege a pele, criando uma barreira contra a humidade. Em alguns casos é até mesmo melhor do que limpar o rabinho só com água morna por causa desta questão da humidade, mas também por causa da amónia da urina e da hiperacidez das fezes (com este linimento fica tudo mais limpinho). O facto de formar a película protectora, também isola a pele das fricções da fralda, prevenindo as vermelhidões.

O perfume é de origem natural.

Nos ingredientes tem:

  • Aloe Vera biológico: hidratante, calmante e revitalizante da pele
  • Azeite biológico: nutritivo, emoliente e suavizante
  • Cera de abelha biológica: forma a película protectora, emoliente
  • Água de cal (hidróxido de cálcio): limpa naturalmente as zonas irritadas

Agita-se o frasco antes de usar. Aplica-se com um algodão (ou compressa de tecido não tecido ou toalhetes reutilizáveis) na zona da fralda, insistindo nas zonas mais vermelhas e irritadas.

Existe em 2 tamanhos (e, claro está, que o €/ml é menor no caso do tamanho de 500ml).

 

GEL DE LIMPEZA CORPO E CABELO BEBÉ

https://biobeauty.pt/produto/gel-de-limpeza-corpo-e-cabelo-bebe-250ml-centifolia/

https://biobeauty.pt/produto/centifolia-gel-limpeza-corpo-cabelo-bebe-500ml/

 

Este Gel de Limpeza dá para o banho completo (corpo e cabelo) e tem a vantagem de não arder nos olhos (foi oftalmologicamente testado). É muito suave para a pele do bebé, evitando que esta seque. A pele fica mesmo suave. O perfume é de origem natural.

Nos ingredientes tem:

  • Aloe Vera biológico: hidratante e calmante
  • Extracto de Pêssego biológico: calmante, emoliente e hidratante
  • Manteiga de karité biológica e de Comércio Justo: nutritiva e protectora
  • Argila branca (Kaolin): calmante e protectora

Usa-se como qualquer champô ou gel de banho.

Também existe em 2 tamanhos logo o €/ml é mais baixo no de 500ml.

 

Mais vantagens:

(todos os produtos acima)

  • podem ser usados desde o nascimento
  • foram formulados para minimizar o risco de reação alérgica (são hipoalergénicos);
  • são biológicos, com certificação
  • têm uma elevada percentagem de ingredientes de origem biológica (bem acima do que está padronizado pelas entidades certificadoras da cosmética biológica)

Neste momento, estamos a experimentar este kit com champô e amaciador. Ambos têm um cheirinho muito agradável a bagas nórdicas (seja lá o que isso for) e deixam o cabelo bastante sedoso! Aconselho! 🙂

https://biobeauty.pt/categoria-produto/cabelo/

Aproveitem o desconto de 10% numa compra de produtos de cosmética biológica. Experimentem os champôs, cremes, maquilhagem ou ainda a gama solar, ideal para os dias mais quentes que se avizinham (espero eu, porque este frio não está nada convidativo).

Deixe uma resposta

Também Pode Gostar