Casa em madeira ou em tijolo? Qual escolher?

Devo construir a minha casa em madeira ou em tijolo? À medida que cada vez mais pessoas se vão familiarizando com as técnicas de construção em madeira, ganha peso a questão de qual método de construção escolher para erguer uma nova habitação.

Neste artigo vamos enumerar as principais vantagens e desvantagens de construir através de cada um destes métodos.

Diferença de custo

Para muitas pessoas o custo de construção da habitação é o principal fator a ter em conta. Afinal de contas, a construção de uma casa representa um esforço financeiro muito relevante para a maioria das famílias portuguesas.

Sendo certo que a preço final de construção de uma habitação depende de uma grande diversidade de fatores, de uma forma geral, podemos afirmar que construir uma casa em madeira é substancialmente mais barato do que construir em tijolo.

Em média, uma casa de madeira custa cerca de 30% menos do que uma habitação equivalente construída em alvenaria. A diferença pode ser ainda maior quando se opta por uma casa pré fabricada em madeira, já que este tipo de casa é produzida através de métodos industrializados, o que permite atingir um custo final inferior.

Fatores ambientais

Este é um ponto em que a balança pende claramente a favor das casas de madeira. As casas construídas com tijolo requerem a utilização de materiais que libertam CO2 para o ambiente. Pelo contrário, a madeira consegue absorver este gás nocivo para o planeta.

A par deste facto, as propriedades térmicas da madeira permitem-lhe absorver o calor emitido, garantindo um desempenho térmico mais eficiente, que se traduz numa temperatura interior mais confortável.

As casas construídas em madeira requerem um menor esforço energético para manter uma temperatura interior agradável. O planeta e a carteira dos proprietários dos imóveis agradecem.

Também é importante ressalvar que a madeira utilizada na construção de casas de madeira é originária de florestas sustentáveis e regulamentadas, localizadas no norte da Europa.

Tempo necessário para a construção

O tempo necessário para construir uma casa em alvenaria representa uma enorme dor de cabeça para os proprietários. É muito comum que as construções em tijolo ultrapassem largamente o previsto, chegando a demorar entre 1 ano até 1 ano e meio, até à conclusão da obra.

Esta demora significa custos acrescidos, seja em despesas com os recursos humanos, seja em fatores colaterais, como a necessidade de pagar uma renda de outro imóvel, ou o financiamento bancário do bem que se está a construir, sem que se possa usufruir do mesmo.

Já quando falamos de uma casa de madeira, e em particular, de uma casa pré fabricada em madeira, todo o processo é mais rápido. Desde a encomenda até à montagem da casa no terreno, geralmente não são necessários mais do que três ou quatro meses.

Casas de madeira – Uma solução cada vez mais procurada

Face ao exposto, facilmente concluímos que as casas construídas em madeira apresentam todo um conjunto de vantagens e benefícios que as tornam especialmente interessantes, em particular para quem procura uma construção mais rápida, ecológica e barata.

 

Deixe uma resposta

Também Pode Gostar