Benefícios do gengibre para a sua saúde

Um dos meus alimentos preferidos é o gengibre. Comecei a comer este tubérculo quando entrou a moda do sushi e desde aí tem sido uma rotina.

O gengibre é uma planta herbácea com muitos benefícios para a saúde. É uma rica fonte de vitamina C, B3 e B6, além de conter cálcio, ferro, selénio e zinco. O gengibre é muito bom para tratamento de diversas doenças, tais como, dores de cabeça, gripes, dores de estômago, osteoartrose e artrite reumatoide. Além disso, tem uma ação anti-inflamatória, ajuda a eliminar bactérias e acelera o metabolismo sendo um ótimo aliado para quem pretende perder peso. É perfeito para desintoxicar o organismo e para combater as náuseas (principalmente, nos primeiros meses de gravidez).

Eu opto por fazer várias vezes chá de gengibre e também gengibre em conserva. Este último é muito fácil de fazer e pode armazenar esta conserva durante 6 meses no frigorífico. Os japoneses chamam a este tipo de conserva Gari e consiste apenas em gengibre cozido em vinagre de arroz, água com um pouco de açúcar e sal. Eu cá adoro!!!

Partilho aqui a receita:

Ingredientes:

½ Kg de gengibre sem casca

1 chávena de vinagre de arroz

½ chávena de água

3 colheres de sal

½ chávena de açúcar (pode ser mascavado)

Preparação:

  1. Corte o gengibre bem fininho e reserve.
  2. Numa panela coloque o vinagre, sal, água e açúcar. Mexa bem! Quando começar a ferver adicione o gengibre fatiado e deixe cozinhar durante 5 minutos.
  3. Tape e deixe arrefecer. Pode colocar dentro de frascos de vidro no frigorífico. Use-o em saladas, como aperitivo ou como acompanhamento de um bom sushi.

Experimentem este superalimento e aproveitem todos os seus benefícios!

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