Lista de compras de supermercado: o que deve ter em casa durante a quarentena

Não meus amigos!!! Não precisam de trazer o supermercado TODO!!! Pensem nos outros. Mas quais os alimentos que devemos comprar para ter em casa durante a quarentena?

Embora a sua rotina nesta altura seja um pouco diferente do habitual, é possível comer de forma económica e saudável enquanto estiver em casa. Opte por escolher alimentos com um prazo de validade mais alargado, como conservas, massas, arroz e legumes e recorra o seu frigorífico para armazenar pão, carnes, legumes, frutas e muito mais.

Abaixo deixamos uma lista de alimentos que devem ter em casa. Para além de serem nutritivos, também são versáteis. Podem ser comidos sozinhos, combinado com outros ingredientes ou usados como base para várias receitas.

Lembre-se de que não há necessidade de comprar muita coisa no supermercado. É importante considerar as necessidades dos outros e não comprar em excesso. Portanto, compre apenas o que realmente vai precisar e alimentos que durem mais tempo, visto que deve evitar as idas frequentes ao supermercado durante a fase de quanrentena.

Imagem ANTES da quarentena, claro!!!

O que deve comprar para a sua despensa?

Feijões e leguminosas

Não deixe de trazer estes itens na sua próxima viagem à loja, porque eles não são apenas duradouros, mas também um excelente ponto de partida para uma refeição rica em nutrientes. Feijões e leguminosas são excelentes fontes estáveis ​​de proteína vegetal e podem ser combinados com qualquer outro alimento.

Grão-de-bico ou lentilhas (que eu adoro), por exemplo, podem ser misturados com saladas e massas ou usados ​​em sopas. Eles também podem ser usados ​​para fazer humus caseiro, ou outro tipo de puré.

Peixe enlatado

As proteínas enlatadas ou embaladas a vácuo, como atum ou salmão, são também altamente nutritivas e oferecem um aumento de ácidos gordos como ómega-3 saudáveis que são muito benéficos para o coração.

Massas de trigo integral, quinoa e arroz integral

Estes são alimentos ricos em nutrientes para completar a sua despensa e podem ser usados ​​como acompanhamento ou misturados com proteínas e vegetais.

Ovos

Note que, embora os ovos exijam refrigeração, eles têm uma vida útil mais longa que a maioria dos alimentos refrigerados e também podem ser muito versáteis. São uma excelente fonte de proteína e uma alternativa saudável à carne e ao peixe.

Cereais ricos em fibra

Os cereais de alta fibra e proteína podem ser acompanhados com leite magro e transformam-se numa mini-refeição rápida e saudável.

Conservas de frutas e vegetais sem açúcar

Também é aconselhável comprar legumes enlatados, frutas enlatadas ou outros vegetais em conserva, como por exemplo, azeitonas. Certifique-se de lavar bem os vegetais enlatados para se livrar do sódio extra.

E não se esqueça de molhos à base de tomate em lata ou em conserva que pode utilizar em qualquer cozinhado.

Frutos secos, pipocas e sim, chocolate (de preferência preto)

Frutas secas como ameixas, alperces, passas ou tâmaras são uma fonte doce de ferro, fibra e antioxidantes. Eles podem ser combinados com nozes ou amêndoas, castanha de caju, pistachos, amendoim ou noz-pecã. Sementes de girassol ou de abóbora também são uma opção nutritiva saborosa e podem ser adicionadas em saladas, pão ou bolos caseiros.

Pipocas são uma ótima fonte de fibra. Mas não compre as que já estão feitas. Opte por comprar milho e faça você as suas próprias pipocas. Pode polvilhar com canela, açúcar ou sal fino (Fazemos muitas vezes cá em casa e eu prefiro com um pouco de sal).

Pode até comprar chocolate, embora o tipo mais saudável seja o chocolate preto.

Água, leite e café

Lembre-se, além de consumir alimentos, é importante manter-se hidratado. Nós não compramos água, porque usamos um jarro com filtro e desta forma, temos sempre água em casa.

Leite é essencial, principalmente se tem crianças, já que é rico em cálcio e vitamina D. Por outro lado, o café serve para manter a sua energia e para controlar a também a sua “saúde mental”.

O que comprar para o seu frigorífico?

Pão, carne e frutos do mar

Lembre-se de que os alimentos frescos podem ser congelados, por isso, tire partido do seu congelador para armazenar pão, carne, legumes, etc.

Evite congelar lacticínios, tais como queijo ou iogurtes, a não ser que os vá utilizar em alguma receita.

As proteínas animais, como frutos do mar, aves e carne, mantêm-se bem no congelador durante alguns meses.

Frutas e vegetais

Aqui estão algumas notícias animadoras: a pesquisa revelou que frutas e vegetais congelados podem ter tantas vitaminas – e às vezes mais – em comparação com as frescas.

Morangos, mirtilos e pêssegos congelados podem ser usados ​​para batidos, enquanto espinafres, brócolos, cenoura, couve-flor, espargos e feijão verde podem ser usados ​​como acompanhamento ou misturados com massa ou arroz.

Os alimentos embalados ajudam a atender às necessidades nutricionais de muitos de nós, incluindo vegetarianos, bem como aqueles que têm restrições alimentares especiais.

E já agora, aproveite esta quarentena para comer menos carne e peixe! Substitua estes alimentos por leguminosas, cogumelos ou outras proteínas vegetais. O planeta e a sua saúde agradecem!

Para além disso, quando se deslocar ao supermercado, proteja-se. Neste momento, a máscara e o desinfetante são os seus melhores amigos!

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