Menino e Menina: Ideias para quarto partilhado

Decorar um quarto de crianças por si só, já é uma tarefa difícil. E ainda se agrava mais se estas forem de sexo oposto. É o caso dos quartos partilhados por meninos e meninas.

Antigamente era muito comum a partilha de quartos entre menino e menina. Mas o tempo foi passando, os filhos foram diminuindo e cada um começou a ter o seu próprio quarto. Para além do quarto começaram a ter a sua própria TV, o seu próprio computador ou o seu próprio tablet. A palavra “partilha” começou a ganhar pouca importância! No entanto, ainda há Pais que optam por manter os filhos no mesmo quarto. E noutros casos não há mesmo alternativa! É o que acontece com os “benjamins” cá de casa!

Muitos Pais ficam com dúvidas se devem ou não juntar um menino e uma menina no mesmo quarto. Ainda há o preconceito de que as meninas brincam com bonecas e os meninos com bolas e carros. Na minha opinião, fazer distinção entre o tipo de brincadeiras não é nada saudável. Posso dizer que o meu filho gosta muito de brincar com cozinhas e bonecas. E as minhas filhas com carros e LEGOs. Nunca lhes disse para não brincarem com isto ou com aquilo. Sou contra estereótipos! Sempre fui! Cada um tem a sua preferência e acho que os devemos incentivar a desenvolver a sua própria identidade.

Como começou a época de obras cá em casa, resolvemos alterar a decoração do quarto dos mais novos. Não vai ser cor-de-rosa, nem azul! Vamos antes apostar em cores fortes como o amarelo, laranja ou verde. Para além disso, pretendemos limitar bem os espaços para que cada um tenha a sua própria identidade.

Um quarto de crianças deve ser sempre um espaço alegre e confortável. Na hora de investir na decoração geralmente surgem imensas dúvidas. Que cor se deve escolher? Que tipo de camas se adequam mais? Como se pode dividir o espaço de forma a existir uma zona de descanso e outra de trabalho/estudo? Para dar resposta a estas e a outras questões, a Dicas de Casa selecionou algumas ideias de decoração de quartos partilhados por menino e menina. Sim, porque dividir quarto com irmão do sexo oposto é possível e pode ser uma experiência única e muito enriquecedora!

A solução do beliche é sempre a mais rentável a nível de espaço. O quarto ganha uma área maior para circulação e pode-se apostar em decorar de forma diferente a cama de cima da cama debaixo.

Para quem tem águas furtadas (sotão) pode optar por esta solução! Basta uma cortina em tecido para os espaços ficarem totalmente independentes.

Gosto desta decoração. Utilizar papel de parede semelhante mas com cores diferentes! É um caso a pensar…

Este é sem dúvida o meu preferido! Espaços bem divididos, boa iluminação e um bom espaço para circulação. No entanto, só é viável enquanto são pequenos, porque a profundidade do quarto é reduzida para colocar duas camas de solteiro encostadas à parede. Lindíssimo!

Utilizar iniciais de nomes também é uma excelente opção!

Se é pai (ou mãe) de um menino e uma menina e pretende juntá-los no mesmo quarto, procure identificar primeiro as preferências dos seus filhos! Jogue com alguns apontamentos que os relacionem e que ajudem a separar bem os espaços. Vai ver que as crianças vão gostar de partilhar o quarto desde que consigam ter o seu próprio “cantinho” e dizer: “Este é MEU!”

Deixe uma resposta

Também Pode Gostar