5 dicas para gerir o trabalho em casa

Os últimos meses têm sido complicados! Começou com uma mudança de casa, seguida de uma quarentena, crianças com escola online, trabalho à distância, tarefas domésticas, almoços, jantares, lanches, almoços, jantares, lanches… Enfim, uma rotina muito agitada, mas que nos tem ensinado bastante. Gerir o nosso dia a dia é complicado, assim como o de muitas famílias na mesma situação. Mas temos levado as coisas com calma e, felizmente, estamos todos bem!

Para manter a nossa “sanidade mental”, temos aproveitado todos os momentos em que a chuva dá tréguas para irmos correr ou caminhar. Apanhar um pouco de ar com as crianças e descontrair ao ar livre tem-nos feito muito bem. Neste momento, sinto que a nossa vida está em stand-by e que não podemos fazer planos a longo prazo. Tenho sentido muita falta de viajar e parece que já não tenho férias há anos!!! Apenas me tenho dedicado ao trabalho, trabalho e mais trabalho! Mas tento manter o pensamento positivo e sei que tudo isto irá passar, assim, como tudo na Vida! Felizmente, tudo passa…

Com as crianças em casa, aquilo que me tem aborrecido mais é estar tanto tempo na cozinha. Gosto de limpar a casa, passar a ferro, aspirar, etc., mas passar tanto tempo na cozinha cria-me uma espécie de nervoso miudinho. Os meninos estão sempre a pedir comida e, por isso, tento gerir o nosso dia-a-dia da melhor forma, deixando várias refeições pré-preparadas. Alguns lanches, ficam prontos de manhã, os almoços costumam ser rápidos e à “base de forno” e os jantares um pouco mais elaborados. As crianças já começam a ganhar alguma autonomia a preparar o seu próprio lanche e também ajudam a arrumar a cozinha. Todos temos de contribuir para que cada um consiga gerir o seu horário (escolar e de trabalho) da melhor forma sem deixar nenhuma tarefa para trás.

Para quem necessita de uma ajuda extra, partilho aqui 5 dicas para gerir o trabalho em casa:

Dê prioridade às tarefas mais importantes

Parece simples, mas não é. Identificar o que é mais importante, requer alguma prática. Primeiro, temos de avaliar a tarefa, quanto tempo vamos demorar a realizar e qual a penalização, se eventualmente, a tivermos de entregar mais tarde. É preciso ter calma, evitar ficar em pânico, pois este é inimigo da ação. O truque é fazer uma coisa de cada vez!
Conclua primeiro todas as tarefas prioritárias e vai-se sentir mais realizado logo pela manhã, deixando para o resto do dia, outros trabalhos menos prioritários.

Refeições Saudáveis e Cuidar da Saúde

Tente preparar refeições saudáveis e evite comidas pré-feitas e congeladas. De vez em quando, lá pode cair na tentação. Mas tente ser organizado e prepare logo pela manhã o pequeno-almoço e o almoço. Isto vai permitir ser mais produtivo durante o dia e concentrar-se melhor no seu trabalho, evitando ter de deixar o trabalho para ir cozinhar. Existe uma série de receitas saudáveis que permitem planear as refeições semanais, sem ter de recorrer a comida fast-food. Para além disso, mantenha o hábito de fazer exercício durante a semana. Não adie para amanhã o que pode fazer hoje!

Faça pausas regulares

Esta é a parte pior! Aquela em que tenho mais dificuldade de gerir. Mas fazer uma pausa para tomar um café ou comer alguma coisa é muito importante para dar continuidade ao trabalho. Não queira despachar tudo de uma vez, pois as suas últimas tarefas já não vão ser realizadas com vontade ou com a concentração necessária. Para além disso, se costuma estar em teletrabalho sentado sempre ao computador, deve mesmo fazer pausas regulares, para descomprimir a coluna e descansar a sua visão.

Mantenha o mesmo horário de trabalho em casa

Tente manter a rotina de trabalho e o tempo em família. Neste momento é difícil gerir tudo, porque os espaços acabam por se “fundir”. Mas não se esqueça de dedicar algum tempo à sua família para criar laços entre todos. Divirtam-se, preparem refeições em conjunto ou, simplesmente, dediquem algum tempo às crianças para que elas não se sintam colocadas de parte.

Tire tempo só para si

Uma das coisas mais importantes é saber tirar tempo para nós. Aquela hora para fazermos o que gostamos! Quer seja correr/caminhar, ouvir música, ler um livro, ver uma série, etc. O importante é mesmo dedicar esse tempo a si!

Sei que não é fácil gerir teletrabalho com casa e família. Mas todos precisamos de sobreviver a esta pandemia. Por isso, não perca a motivação, mantenha o foco e pensamento positivo acima de tudo!

Deixe uma resposta

Também Pode Gostar