7 Sugestões de Bacalhau para a Consoada de Natal

O Bacalhau da Consoada é uma tradição de Natal que não pode faltar à mesa. Há mil e uma formas de preparar bacalhau, por isso, fica difícil escolher a receita que mais agrada a todos.

Pessoalmente, gosto muito de bacalhau de todas as formas e feitios. Com grão, com broa, com migas, com azeitonas, com pimentos, etc. É um dos meus peixes favoritos e, para mim, Natal sem bacalhau, nem é Natal.

Para os que ainda não escolheram o prato que vão preparar para a Consoada de Natal, inspirem-se nestas 7 sugestões deliciosas de bacalhau que vos vão abrir o apetite:

Bacalhau alla Romana

Ingredientes

  • 1 kg de bacalhau Gadus Mohua dessalgado, sem pele e espinhas
  • 30 g de alho descascado
  • 100 g de cebolas finamente cortadas
  • 30 g de uvas passas brancas
  • 30 g de uvas passas negras
  • 20 g de pinoli
  • 100 ml de azeite de oliva extra virgem
  • 200 g de tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos pequenos
  • 20 g de alcaparras
  • 20 g de azeitonas pretas
  • Folhas de manjericão fresco a gosto
  • Pimenta branca moída na hora a gosto

Preparação:

Unte com um fio de óleo de oliva extra virgem uma frigideira, e em fogo baixo, doure o alho. Em seguida adicione as cebolas e deixe refogar até que fiquem esbranquiçadas, junte os demais ingredientes e refogue por instantes, confira o tempero com a pimenta branca moída na hora.

Coloque as postas de bacalhau em recipiente apropriado para ir ao forno e a mesa, coloque o refogado sobre o bacalhau, protegendo-o do calor direto, regue com o restante do óleo de oliva e leve ao forno médio por 20 minutos; Sirva com Polenta ou puré de batatas.

https://casavogue.globo.com/LazerCultura/Comida-bebida/Receita/noticia/2016/12/receita-de-bacalhau-alla-romana-para-o-natal.html

Bacalhau em broa de milho

Ingredientes:

  • 200 g de nabiças
  • 2 postas de bacalhau demolhado
  • 1 broa de milho
  • 2 cebolas
  • 6 dentes de alho
  • 2 folhas de louro
  • 170 ml de azeite
  • Sal e pimenta-preta q.b.

Preparação:

  1. Cozer o bacalhau em água com um fio de azeite e uma folha de louro. Depois de cozido, limpá-lo de peles e espinhas.
  2. Cozer em água temperada com sal as nabiças. Depois de cozidas, escorrer muito bem, se necessário espreme-las de modo a retirar o excesso de água. Picar as nabiças e reservar.
  3. Cortar a parte superior da broa de modo a formar uma tampa. Retirar o miolo à broa sem ferir a côdea. Reservar 150 g de miolo de broa e congelar o restante para outras preparações.
  4. Levar ao lume uma frigideira com 150 ml de azeite, uma folha de louro, as cebolas cortadas em meias luas finas e os dentes de alho bem picados. Deixar refogar até a cebola estar macia.
  5. Juntar o bacalhau, as nabiças e a broa triturada ou desfeita com as mãos. Temperar com sal e pimenta a gosto. Mexer muito bem. Retirar do lume.
  6. Rechear a broa com o preparado de bacalhau.
  7.  Colocar a broa num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal ou uma folha antiaderente. Regar a superfície com um fio de azeite e colocar a tampa do pão por cima.
  1. Levar ao forno pré-aquecido a 185ºC durante aproximadamente 25 minutos.
  2. Servir com uma boa salada de verdes.
https://www.cincoquartosdelaranja.com/2017/01/bacalhau-em-broa-de-milho.html

Bacalhau à Gomes de Sá

 

Ingredientes:

  • Bacalhau   500 g
  • Batatas   500 g
  • Azeite   1,5 dl
  • Alho    1 dente
  • Cebola  2
  • Ovos cozidos    2
  • Azeitonas Pretas  a gosto
  • Salsa  a gosto
  • Sal e Pimenta    q.b.

Preparação:

Demolha-se o bacalhau, coloca-se num tacho e escalda-se com água a ferver. Tapa-se e deixa-se repousar durante 20 minutos.

Escorre-se o bacalhau, retiram-se as espinhas e peles e desfaz-se em lascas.

Entretanto, cortam-se as cebolas e o alho às rodelas e levam-se a alourar ligeiramente com o azeite. Juntam-se as batatas, que se cozeram com a pele, se pelaram e se cortaram às rodelas. Junta-se o bacalhau. Mexe-se tudo ligeiramente, mas sem deixar refogar. Tempera-se com sal e pimenta.

Deita-se imediatamente num tabuleiro de barro ou travessa de cerâmica e leva-se a forno bem quente durante 10 minutos. Serve-se polvilhado de salsa picada e enfeita-se com rodelas de ovo cozido e azeitonas pretas.

https://lifestyle.sapo.pt/sabores/receitas/bacalhau-a-gomes-de-sa-4

Brandada de Bacalhau com Tomate

Ingredientes:

  • 0,5 kg de batatas
  • Sal e pimenta q.b.
  • 0,5 kg de bacalhau
  • l tomate maduro
  • 2 gemas
  • 2,5 dl de natas
  • Manteiga para untar
  • 10 g de queijo ralado

Preparação:

Leve a cozer as batatas em água temperada com sal, depois escorra-as e reduza-as a puré. Coza igualmente o bacalhau, limpe-o de peles e espinhas e desfaça-o como para pastéis de bacalhau.

Misture o puré de batata com o bacalhau e o tomate previamente escaldado, limpo e picadinho. Junte as gemas e as natas e bata tudo muito bem. Rectifique de sal e tempere com pimenta.

Deite o preparado numa telha ou tabuleiro, previamente untados com manteiga, e polvilhe com o queijo ralado.

Leve a forno médio (160º), cerca de 30 minutos, até alourar bem. Sirva de imediato.

https://www.saboresdamesa.com.br/l/a50-melhores-receitas-de-bacalhau/

Bacalhau com Tomates e Pimentos

Ingredientes:

  • 2 postas de bacalhau previamente demolhadas
  • 4 tomates maduros
  • pimentos verdes
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • l cebola grande descascada
  • 2 dentes de alho descascados
  • 1,5 dl de leite de coco
  • farinha q.b.
  • sal e pimenta preta moída na altura

Preparação:

Uma vez demolhado o bacalhau, seque-o muito bem. Limpe de pele e de espinhas e corte-o em lascas. pique a cebola e faça o mesmo ao dentes de alho. Mergulhe o tomate por breves segundos, em água fervente e depois, por agua fria. Tire-he a pele. Limpe-o de sementes e pique-o miudamente.

Limpe o pimento de sementes e corte-os em tirinhas. Polvilhe as lascas de bacalhau com farinha e misture de modo a que elas fiquem bem enfarinhadas. O melhor é colocar uma colher (sopa) de farinha num saco de plástico transparente e juntar as lascas de bacalhau. Feche o saco e sacuda-o energicamente, Retire o excesso de farinha.

Num tacho aqueça o azeite. Junte a cebola e o alho picados e deixe-os dourar. Acrescente as lascas de bacalhau e deixe-as fritar, mexendo com uma colher de pau. Adicione o tomate. Mexa e tempere de sal e de pimenta a seu gosto. Tenha em atenção o teor de sal do bacalhau, mesmo depois de demolhado

Adicione as tirinhas de pimento verde. Deixe cozinhar por mais dois minutos. Regue com o leite de coco. Deixe levantar fervura. Tape o tacho e deixe estufar até que tudo esteja macio. Destape o tacho e deixe ferver por mais uns breves minutos. Rectifique temperos e decore a gosto.

https://www.saboresdamesa.com.br/l/a50-melhores-receitas-de-bacalhau/

Bacalhau à Moda da Avó

Ingredientes:

  • 700 g de bacalhau
  • 2 dentes de alho
  • 2 cebolas
  • 1,5 kg de batatinhas novas
  • Óleo para fritar
  • Sal, pimenta e colorau qb.
  • 2 dl de azeite
  • Salsa picada
  • Pão ralado qb.
  • Alho picadinho

Preparação:

Demolhe o bacalhau e leve-o ao lume a cozer; depois escorra-o, limpe-o de peles e espinhas e lasque-o grosseiramente. Descasque e pique os dentes de alho. Descasque as cebolas e corte-as às rodelas finas.

Descasque as baratinhas, lave-as e escorra-as; leve-as a fritar em óleo quente, escorra-as de novo e tempere-as com sal, pimenta e colorau. Num tacho, leve ao lume o azeite, junte-lhe os dentes de alho, picados, e, pouco depois, as rodelas de cebola; mexa, deixe refogarem até começarem a querer alourar e retire.

Num recipiente que possa ir ao fomo, misture tudo e espalhe sem calcar. Polvilhe com uma mistura de pão ralado, salsa e alho, picados finamente. Leve ao forno forte até alourar e sirva de imediato.

https://www.saboresdamesa.com.br/l/a50-melhores-receitas-de-bacalhau/

Bacalhau à Senhor Prior

Ingredientes:

  • 3 postas de bacalhau
  • 1,200 kg de batatas
  • 2 cebolas grandes
  • 3 dentes de alho
  • 50 g de azeite + 1 copo medida de azeite
  • 6 Ovos
  • Azeitonas q.b.
  • Coentros q.b.
  • Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Demolhe atempadamente o bacalhau. No dia, deite 500 g de água para um tacho e coza as batatas, os ovos e o bacalhau durante 35 minutos. Deixe arrefecer o bacalhau, retire-lhe as peles e as espinhas e lasque-o.

Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho e corte as cebolas em meias luas. Deite os 50 g de azeite num tacho, junte os alhos e e adicione depois a cebola. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar durante 8 minutos.

No tabuleiro de louça coloque camadas alternadas de rodelas de batata, bacalhau lascado, mistura de cebola e ovos cozidos cortados em rodelas. Regue com o copo medida de azeite e com os restantes ovos batidos e leve ao forno pré-aquecido a 180°C até ficar douradinho. Retire e sirva decorado com azeitonas e coentros picados.

https://www.teleculinaria.pt/receitas/peixes/bacalhau-a-senhor-prior/

Deixem lá descansar o Perú e experimentem estas receitas de bacalhau que vão fazer as delícias da vossa família.

Deixe um comentário

You May Also Like