Como escolher o mobiliário perfeito para a sua sala? | Dicas De Casa | Dicas e truques para o dia-a-dia

Como escolher o mobiliário perfeito para a sua sala?

Acha que decorar uma sala é uma tarefa difícil? Não sabe como dividir o espaço?

A sala de estar é uma das divisões mais importantes da nossa casa. Sempre que pensamos em decoração, pensamos primeiro na sala de estar e só depois nas outras divisões. Mas, a verdade é que este é um espaço complexo e que, normalmente, integra várias áreas. Pode existir o canto de descanso ou lazer, o espaço para refeições e um outro espaço para trabalho. Tudo na mesma divisão. Por isso, a sala de estar deve ser um local versátil, que integre uma zona mais formal para receber os convidados e outra zona casual para relaxar e descansar após um dia de trabalho.

Os móveis de sala devem ser selecionados consoante as necessidades e a decoração que se pretende criar. Podem ter um estilo moderno, um estilo vintage ou ainda a mistura de vários estilos. Todo o mobiliário deve ter um design coeso e elegante, de forma a criar um ambiente confortável e convidativo.

Dicas para decorar uma Sala de Estar:

Ponto Central

  • Defina um ponto central na sua sala e organize tudo ao seu redor. Em alguns espaços o ponto central será, por exemplo, uma lareira ou uma janela. Também poderá criar o ponto central ao redor de uma televisão. Utilize os móveis para criar zonas de conversação sem necessidade de estar a falar muito alto para se fazer ouvir. Se a sala de estar for muito grande poderá criar mais do que um ponto de conversação.
  • Deixe espaço suficiente para as pessoas poderem circular facilmente de um lado para o outro. Também não é necessário encostar todo o mobiliário às paredes. Espalhe-o pela sala de forma a criar uma configuração mais íntima e acolhedora. Não tenha “vergonha” das costas dos móveis! Se forem fechados, mostre-os!

Tapetes

  • Utilizar tapetes é uma ótima forma de dividir o espaço. Deve utilizar um tapete suficientemente grande para conseguir limitar cada área, pois um tapete pequeno não tem o mesmo efeito. Todos os móveis devem estar colocados sobre o tapete, principalmente as pernas das mesas e cadeiras.

Mobiliário

  • Quando se trata de móveis de sala de estar o tamanho é um factor importante. O ideal será medir sempre o espaço antes de comprar qualquer coisa na loja de móveis. Não vai querer que as cadeiras e a mesa de jantar fiquem muito pequenas ou muito grandes em relação à dimensão do espaço. Deve ponderar bem a dimensão do mobiliário e fazer sempre um esboço prévio de forma a verificar a quantidade de mobiliário que conseguirá acomodar no local. No entanto, não se esqueça de deixar sempre uma área reservada para o fluxo de tráfego.

 

1.Espaço de refeições

Mesa de Jantar

A mesa de jantar é um elemento muito importante numa sala de estar. É o local onde vai receber as suas visitas e, por isso mesmo, deve ser um objeto muito bem selecionado. Opte por uma mesa de linhas simples. Desta forma conseguirá conjugá-la com cadeiras de design mais arrojado. Nas cadeiras, já pode apostar em cores mais fortes ou optar por um estilo nórdico. Quando pretender alterar a decoração do espaço, pode simplesmente trocar as cadeiras e fica com um ambiente totalmente novo! Vejam alguns exemplos de mobiliário adequado ao espaço de refeições:

Mesa Extensível Shanon Branca

 

Mesa de Jantar Extensível Nordik

Mesa de Jantar Malpensa

Mesa de Jantar Oslo Nature

Cadeiras

Gosto cada vez mais do estilo nórdico minimalista. Mobiliário com cores neutras e em madeira natural. Mas vejam estas sugestões de cadeiras para sala.

Cadeira Ibsen

Cadeira Wanda

Cadeira Frida

Cadeira Estofada Emília

Aparador

Se tiver espaço complemente o seu espaço de refeições com um aparador. Aqui pode guardar os serviços de louça ou ainda outro tipo de objetos que utilize nesta área.

Aparador 3 portas Zaiken

Aparador Ambit

Aparador Argos

 

 

2. Área de Trabalho

Secretária e Estante

Se não tiver um escritório, a solução é criar o seu espaço de trabalho dentro da sala de estar. Não coloque o computador e a papelada em cima da mesa de jantar. Vai ter um trabalho enorme sempre que quiser utilizá-la para servir as refeições. Por isso, delimite bem a àrea de trabalho. Por exemplo, forre a parede com um material diferente (ex:papel de parede) ou escolha um tapete para colocar debaixo da secretária.

Secretaria Nordik

Para além da secretária, ainda pode complementar o seu espaço de trabalho com um móvel de apoio.

Aparador Zaiken

 

3. Zona de Estar

Ah! Esta é aquela zona tão apetecida: a zona de descanso! Para aqui pode apostar em cores diferentes. Por exemplo, se escolher um sofá com um tom neutro, aposte em almofadas coloridas para criar um espaço alegre e convidativo.

Sofás

Existem vários tipos de sofás no mercado. Escolha a configuração que mais se adapta À sua família. Por exemplo, tenha em conta o número de lugares, se pretende ou não chaise longue, que tecido se adequa à decoração, etc.

Sofá Chaise Longue Indic

Sofá Chaise Longue Lisboa

Sofá Chester Sofá Chester Velvet

Sofá Retro

Poltrona Gant
Poltrona Vintage

Sofá Vintage

Mesa de apoio

E para complementar o sofá, não se esqueça da mesa de apoio. As melhores são as que integram várias funções, como por exemplo, as extensíveis que permitem trabalhar num computador enquanto está sentado no sofá.

Mesa e Centro Elevável Nordik

Conjunto de Mesas Vitis

Mesa de Centro Aspa Nature

Mesa de Centro GiratóriaMesa de Centro Capitoné

Móvel para televisão

E por último, para enquadrar a sua televisão e ter mais algum espaço de arrumação, que tal um móvel combinado?

Conjunto de Sala Argos Extend

Conjunto de Sala Cube Conjunto TV Legos cor SaibroConjunto de Sala Masuria 250cm

Já pensou comprar o seu mobiliário online? Encontre o produto perfeito para a sua sala de estar a preços bastante competitivos. Pode optar pela entrega em sua casa com ou sem montagem! Bastam alguns cliques e voilá: sala mobilada!

Deixe uma resposta

Também Pode Gostar