3 dicas para iluminar bem a sua cozinha | Dicas De Casa | Dicas e truques para o dia-a-dia

3 dicas para iluminar bem a sua cozinha

Será que tem a iluminação correta na sua cozinha? Ou é daquelas pessos que confeciona os alimentos a meia-luz?

Iluminar uma cozinha não é uma tarefa tão simples quanto colocar um candeeiro no teto. Requer antes um estudo sobre a disposição do mobiliário e sobre os locais destinados a tarefas específicas.

A cozinha é um dos locais mais frequentados de uma casa. É o local onde se preparam os alimentos, onde se convive e onde se partilham refeições em família. Por isso, a iluminação deve responder às exigências do espaço em termos de funcionalidade e estética. Para além disso, a cozinha deve ser um espaço organizado, limpo e confortável de forma a que as pessoas se sintam bem e com vontade de usufruir desta divisão da casa.

Numa cozinha deve-se conjugar sempre iluminação direta e indireta. Isto é, devemos combinar pontos de luz difusa com focos direcionais. Só desta forma, será possível adaptar a iluminação a cada uma das múltiplas tarefas que se realizam dentro deste espaço. Podemos assim distinguir três tipos de iluminação dentro de uma cozinha: 

  • iluminação geral e de realce
  • iluminação para tarefas de bancada
  • iluminação para espaço de refeições

 

Se tem problemas de iluminação na sua cozinha, veja estas sugestões de luminárias destinadas a cada tarefa.

Iluminação geral e de realce

O objetivo deste tipo de iluminação é realçar a cozinha e tornar o espaço mais claro. Pode conjugar focos encastrados em teto falso com um candeeiro suspenso que irá criar uma luz homogénea e uma atmosfera convidativa.

Foco LED WarmGlow Clockwork – Philips

 

Foco de encastrar HÄGGUM- IKEA

Suspenso Salvador Cromado – Leroy Merlin

Foco de Encastrar Extra Plano Cromado 3W – Leroy Merlin

Suspensão Rattan – AKI

 

Iluminação para tarefas de bancada

É muito importante iluminar diretamente os locais de trabalho numa cozinha. Deve-se inserir vários focos sobre a zona do fogão, bancada, lava-louça e outras zonas de serviço. As réguas fluorescentes ou de LED resolvem bem este problema. Podem ser aplicadas debaixo dos móveis suspensos e passam totalmente despercebidas. A temperatura da luz não deve alterar muito a cor dos alimentos, por isso, não deve ser demasiado branca.

Para além das réguas, também existem spots que se podem aplicar diretamente sobre o móvel e que ajudam a criar uma iluminação localizada e de destaque.

Foco LINDSHULT – IKEA

 

Foco OMLOPP – IKEA

Calha LED STÖTTA – IKEA

 

Iluminação para espaço de refeições

Para o espaço de refeições pode ser utilizada iluminação suspensa, uma vez que permite criar uma luz mais focada sobre uma mesa ou balcão.

A iluminação de teto deve ter no mínimo 60 cm entre esta e a bancada/mesa para que haja uma boa distância e o calor e a luz não incomode as pessoas. Também se deve ter em conta a temperatura da luz, que deve ser um pouco mais quente/amarela para que crie um ambiente confortável e acolhedor.

Suspenso VÄXJÖ- IKEA

Suspenso OTTAVA – IKEA

Suspenso Byron Cobre – Leroy Merlin

Suspenso 87008 – Pollux

Suspenso Astro Cromado – Leroy Merlin

Não se esqueça que uma iluminação bem pensada não é só um elemento de conforto. Esta pode afetar o humor e também a qualidade do trabalho. Para além disso, uma iluminação correta permite melhorar a ergonomia do espaço, torná-lo mais eficaz e ainda poupar na conta da eletricidade! Como vê, há múltiplas razões para investir numa boa iluminação para a sua cozinha!

Deixe uma resposta

Também Pode Gostar

Privacy Preference Center


  • Warning: reset() expects parameter 1 to be array, string given in /home/lovew3de/public_html/dicasdecasa.pt/wp-content/plugins/gdpr/public/partials/privacy-preferences-modal.php on line 32

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/lovew3de/public_html/dicasdecasa.pt/wp-content/plugins/gdpr/public/partials/privacy-preferences-modal.php on line 74

Close your account?

Your account will be closed and all data will be permanently deleted and cannot be recovered. Are you sure?