Vai comprar um sofá? 3 dicas para o ajudar na escolha | Dicas De Casa | Dicas e truques para o dia-a-dia

Vai comprar um sofá? 3 dicas para o ajudar na escolha

Pretende renovar o sofá de sua casa? Prefere os modelos grandes ou pequenos? Em pele ou tecido? Com ou sem chaise longue?

Hoje em dia existem tantos modelos de sofá no mercado que a escolha se torna bastante difícil. Não sabemos que formato escolher, qual o melhor tecido, qual a cor que mais se adequa e qual a configuração mais confortável.

Se está a pensar em adquirir um sofá, partilho consigo alguns conselhos que o poderão ajudar na hora do “veredicto final”:

1. Comece por escolher o modelo

Quantos lugares precisa? Corrido ou de canto? Sofá-cama ou apenas com arrumação?

Comece por identificar as necessidades da sua família e a configuração da sua sala. Vai utilizar o sofá para se sentar, ver televisão ou ler um livro? Tente responder a estas questões para escolher o modelo que mais se adequa ao seu espaço e às suas necessidades.

2. Escolha o tipo de acabamento

Em tecido ou em pele? Tem animais domésticos em casa? Que que cor se adapta melhor ao seu ambiente?

Se tiver gatos (como eu), será preferível optar por um material tipo pele, visto que não é tão atrativo para “arranhar” e acaba por ser mais fácil para remover o pêlo. Se tiver filhos pequenos, também será melhor optar por uma cor mais escura, visto que as crianças, normalmente, não têm muito cuidado com a limpeza. Embora existam já vários tipos de impermeabilização, não vamos cair no erro de pensar que um sofá branco (lindíssimo) se vai comportar como um sofá preto ou outra cor mais escura!!!

3. Verifique os acessórios

Com sistema de som? Com mesa de apoio incorporada? Tem repousa-pés?

Verifique se o modelo tem algum acessório complementar que seja adequado às suas necessidades. Talvez uma mesa de apoio ou um local para guardar o comando da televisão seja o ideal! Desta forma, escusa de investir num móvel independente.

Cá em casa, estamos a precisar de um sofá novo há imenso tempo. O nosso já tem cerca de 20 anos, não cabemos todos nele, já passou por muitos filhos e por um gato. Mas ainda não houve “orçamento” para isso. Quando trocarmos, terá de ser por um GIGANTE. Enquanto isso não acontece, partilho convosco algumas ideias que selecionei em diversas lojas. São modelos grandes que rondam vários preços, uns mais acessíveis que outros. Pessoalmente, prefiro linhas simples, que se adaptam a qualquer tipo de ambiente e de decoração. Vejam os modelos que se seguem.

KIVIK (IKEA)

Muito se fala sobre os sofás do IKEA. Há para todos os gostos! Destaco o modelo KIVIK. É funcional e prático. O tamanho pode ser adaptado adicionando ou removendo módulos. Uma das características que mais gosto é a facilidade de troca das capas. Todos os acessórios são vendidos à parte.

LOUNGE (El Corte Inglês)

Este modelo tem linhas retas e simples. Gosto especialmente do repousa-pés que também pode ser aproveitado para formar um sofá-cama.

NEW YORK (Moviflor)

Modelo flexível que se adapta às várias posições do corpo. 

RR-ATENAS (Feira dos Sofás)

Com um ar mais clássico, este modelo em “U” exige bastante espaço, visto que é de grandes dimensões. Gosto muito das costas com acabamento tipo “Capitonê”.

 

LUNGO (Beliani)

Lungo é um modelo minimalista com chaise longue. Integra almofadas individuais para apoio de costas que me deixam na dúvida sobre o seu conforto. Mas nada como experimentar!!! Gosto bastante dos pés baixos em madeira escura.

RR-MALAGA (Feira dos Sofás)

Com mesa de apoio e chaise longue, este é um modelo bastante simples, mas que se enquadra bem em qualquer espaço.

KIRUNA (Beliani)

Para quem tem falta de espaço na sala, pode optar pelo modelo KIRUNA. O sofá tem um grande sistema de arrumação no interior.

ATLANTIC (Chateau d’Ax)

Gosto bastante deste modelo. Simples, com apoio para braços e para a cabeça nos assentos laterais. Só falta mesmo a chaise longue!

RR-RIPOZATO (Feira dos Sofás)

Um modelo um pouco mais arrojado do que os anteriores. É minimalista e integra uma chaise longue e um sistema de som.

MADRID (Antarte)

Um dos meus favoritos: um sofá branco, tem sempre outro encanto. Mas para famílias numerosas, passava rapidamente de branco a uma verdadeira pintura rupestre. Em outra cor, talvez fosse uma boa aposta! O preço é que não é para todos!

 

Gostaram destes modelos? Então, partilho convosco mais uma dica: optem por um tecido neutro e liso. Desta forma, podem conjugar com almofadas coloridas e mudar várias vezes a decoração do espaço. Vamos continuar a pesquisar… 😉

Deixe uma resposta

Também Pode Gostar