Férias de uma família numerosa

Quem é que está de férias? Supostamente nós devíamos estar. Mas o meu trabalho nuuunca mais acaba! Já sonho com a fofura de um sofá, com a suavidade dos lençóis, com o silêncio da noite (a partir das 21h) e com um momento zen só para mim! Apenas uns breves minutos. Mas as férias das crianças significam “ainda mais trabalho” para os pais. Por isso, férias só as temos naquelas breves horas em que as crianças voltam para a escola e nós conseguimos estar totalmente concentrados no trabalho. Isso é que são férias! E das boas!

Sei que o Natal é uma época em família. Mas numa família numerosa, a época em família é mesmo uma “época em família”. É a época em que se acentuam os conflitos entre irmãos. Em que os pais têm de dividir a atenção por todos e que as crianças passam a maior parte do tempo a berrar (exceto entre as 21h e as 6h da manhã). É a época em que o filho mais novo está sempre a chorar porque não tem idade suficiente para brincar com o presente que o mais velho recebeu. E que o mais velho está sempre a reclamar porque o mais novo destruiu a sua bela contrução de LEGOs que demorou horas a montar. É passar os dias em casa, mas com vontade de sair (para ver se as crianças se acalmam). No entanto, quando se sai de casa, fica-se logo com vontade de voltar! Ou porque as crianças se portam mal, ou porque alguma se suja ou se magoa.

AHHH! Que belos momentos em família! Que férias de Natal!

Apesar de todo este “reboliço”, noto que os irmãos se aproximam, que a cumplicidade entre eles aumenta e que o tempo que passam juntos se transforma em boas recordações de infância. Tanto as más como as boas! Por isso, as férias em família são sempre a nossa primeira opção. Sabemos que é difícil e muito cansativo (para os pais, claro). Mas nada substitui os momentos em que estamos todos juntos. Mesmo que esses momentos sejam repletos de barulho, confusão e muita agitação. Mas afinal, não é isto que caracteriza uma família numerosa?

family_vacation

Um Excelente Ano de 2017 para todos os leitores da Dicas de Casa! Que este seja um ano repleto de amor, coragem, paciência e, principalmente, de muita tolerância!

Deixe uma resposta

Também Pode Gostar