Organize-se para 2017

2017 está aí à porta! É tempo de desejos, de mudanças e de sonhos! Já dizia o velho ditado:

“Ano Novo, Vida Nova!”

Já pensou o que pretende mudar no próximo ano? Gostaria de ser um pouco mais organizado? A organização passa mais pela alteração de pequenos hábitos do que propriamente pelos grandes projetos. Não vale a pena arrumar o seu guarda-roupa no dia 1 de Janeiro se no dia 31 ele já estará completamente desarrumado. Tem de adotar hábitos diários que o ajudem a mantê-lo sempre organizado.

Enquanto mãe de quatro, posso afirmar que tenho uma vida bastante “agitada” (ou antes, agitadinha, agitadita, AGITADISSÍMA). Por isso, tento adotar hábitos que me permitam organizar da melhor forma o meu dia-a-dia. Não estou aqui a dizer que nunca me esqueço de nada e que sou uma expert em organização. Muito pelo contrário! Esqueço-me até demais e, por vezes, parece que passou pela minha casa um autêntico furacão (daqueles de nível 5 e com nome feminino). Por isso, tento aplicar alguns truques diários que me ajudam a exercitar a memória e a manter a minha rotina “minimamente controlada”.

Como devem calcular, não é fácil para uma mãe lembrar-se que tem de levar para a creche fraldas do filho, babetes e toalhetes da bebé, assinar os recados da escola, preparar o saco para a ginástica, preparar o saco para o basket, carregar cartões para refeições, enviar um contributo para o lanche partilhado e ainda preparar uma formação ou uma reunião para o dia seguinte. Tudo isto, numa única noite após o jantar, quando já estamos exaustas e só queremos mesmo é dormir. Digam-me se estou errada, mas não há cérebro que funcione corretamente a essa hora!!!

Posto isto, se pretende (tal como eu) entrar em 2017 com o pé direito e com a vida um pouco mais organizada, veja estas dicas que reúnem algumas das estratégias que já utilizo diariamente. Algumas são bem simples. Por exemplo, tenha uma agenda para anotar TUDO. Quando me refiro a TUDO, refiro-me mesmo a TUDO! Desde compromissos, prazos, entrega de material, consultas, tarefas pessoais e profissionais, etc.). Se eu não anotar, é certinho que me esqueço!

Vai ver que estas pequenas mudanças irão fazer toda a diferença na sua vida. Encontre o que funciona melhor para a sua rotina e comprometa-se a manter os mesmos hábitos dia após dia, semana após semana.

Faça da agenda a sua aliada

agenda

Aponte tudo na sua agenda. Todos os compromissos e prazos com data e hora. Opte por uma tradicional (em papel) e abandone as agendas digitais ou as agendas alojadas na cloud. Digam o que disserem a agenda tradicional é a que “ainda” funciona melhor. Ela deve ser prática e pequena de forma a conseguir levá-la para todo o lado.

Trace objetivos

objetivos

O que pretende ser em 2017? E o que pretende fazer de diferente? Arrisque e, de vez em quando, seja “um peixe fora d’água”! Anote tudo. Mas seja realista. Não trace nenhum objetivo que sabe à partida que não vai cumprir.

Defina um orçamento

orcamento

Estabeleça um orçamento mensal para o próximo ano. Desta forma, vai controlar melhor as suas poupanças e evitar cair em gastos desnecessários. Estabeleça prioridades e não faça grandes investimentos de uma só vez.

Faça uma boa gestão do tempo

tempo

Analise a sua rotina e veja onde costuma perder mais tempo. Tente identificar se está a fazer uma boa gestão do tempo ou se precisa de alterar alguns hábitos diários. Por exemplo, se costuma passar muitas horas nas redes sociais, porque não optar por repartir esse tempo com uma ida ao ginásio?

Destralhe a sua casa e a sua vida

destralhar

Opte por doar tudo o que já não utiliza ou não funciona. Não se esqueça que menos é mais. Se tiver menos coisas, vai passar menos tempo a cuidar delas e consequentemente, terá mais tempo para si! Confesso que ando a aplicar esta estratégia há uns meses e posso dizer que funciona! Se fosse só por mim, já tinha a casa bem “destralhada”!

Comecemos então a contagem decrescente para uma nova vida um pouco mais organizada, mais simples e muito mais Feliz!

 

2017_organize

Deixe uma resposta

Também Pode Gostar