Não sabe o que fazer para o jantar?

“Não sei o que vou fazer para o jantar!” Quantas vezes ouve (ou diz) esta frase durante a semana? Depois de um dia de trabalho em que chega tarde a casa ou ainda tem de ir buscar as crianças e “fazer de taxista” para as levar às atividades, é normal que já esteja cansado e não tenha paciência nem para pensar quanto mais para fazer o jantar! Para ultrapassar este problema (comum) apresento apenas 2 dicas que o poderão ajudar a organizar melhor as refeições da semana e ainda, poupar tempo e dinheiro.

1. Prepare as refeições ao fim-de-semana

“Acha??? Vou lá eu perder tempo a cozinhar ao fim-de-semana!” Organize-se! Enquanto estiver a fazer o almoço de sábado ou o jantar de domingo, aproveite para cozinhar algumas refeições. Se adquirir este hábito, consegue programar melhor as compras do supermercado (pois sabe exatamente o que vai precisar) e irá poupar muito tempo durante a semana! Não se esqueça que poupa tempo a preparar e poupa tempo na louça que tem de lavar.

Cá em casa, costumamos adiantar as refeições da semana ao sábado de manhã (um pouco antes do almoço). Geralmente, faço a preparação inicial e quando for para consumir é só colocar no forno. Torna-se muito prático e posso estar mais tempo com as crianças durante a semana. Normalmente, adianto apenas para 3 dias, porque à sexta-feira é sempre dia de pizza e à quarta-feira costumamos fazer uma massa “italiana” (nome que os meus filhos lhe atribuíram). Também não faço mais, porque há sempre sobras que podem ser consumidas ao almoço (e cá em casa não há “esquisitices”).

Podem ver alguns exemplos na foto (em baixo) do menu preparado para esta semana:

  • Bacalhau com cebola, batata e ovo cozido
  • Frango cortado e temperado
  • Arroz de frango com chouriçamenu_semanal

É claro que não consumimos frango duas vezes seguidas, mas como comprei dois (por ser mais económico), tentamos alternar os dias para não coincidir. Para além destes pratos, ainda costumo preparar com antecedência peixe com cebola e batatas às rodelas (dourada, salmão, etc.), arroz de pato, empadão de peixe ou de bacalhau e ainda lasanha.

Também costumo aproveitar a massa que sobrou das pizzas para fazer mini-pizzas. Congelo-as e durante a semana é só colocar no forno para as crianças levarem para a escola.

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Como vê, são apenas duas horas que retira ao seu sábado, mas que compensam (e muito) o tempo (físico e mental) que irá poupar durante a semana.

2. Guarde as refeições ”mais elaboradas” para o fim-de-semana

Não é necessário andar sempre a comer refeições pré-cozinhadas. Aproveite o fim-de-semana para fazer aquele bife grelhado ou aquele arroz de marisco que tanto gosta e só sabe bem se for consumido na hora. Vai ver que não lhe custará tanto a preparar e, como tem mais tempo para aproveitar a refeição, também lhe irá saber muito melhor.

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Se for organizado e incluir estas 2 dicas na sua rotina, vai ver que passará uma semana muito mais descansado. Não tem de perder tempo a pensar nem a preparar o jantar tarde e “a más horas”!

P.S. É claro que, há sempre exceções! Às vezes apetece-nos outra refeição, por isso, fazemos no dia. E quebrar as regras, também sabe bem de vez em quando! 🙂

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