O Difícil Dom de Saber Esperar

Muitas vezes pensamos que a vida nos diz “não”, quando na verdade ela diz-nos apenas “espera”.

Hoje em dia, queremos tudo pronto e na hora. Se queremos saber ou aprender algo, o que é que fazemos? Vamos ao Google. Se queremos comprar um bem mais caro ou fazer uma grande viagem, o que fazemos? Um crédito. Até para nos casarmos ou termos filhos, por vezes, somos precipitados.

Queremos e PRONTO!

Mas qual será a pessoa que tira maior prazer? Aquela que espera muito tempo por algo ou aquela que consegue ter o que pretende logo de imediato?

Só conseguimos atingir certos objetivos se soubermos esperar corretamente. Se formos impacientes, não chegamos a experimentar o crescimento e a maturidade que o ato de esperar nos traz. Não conseguimos “ver” as coisas boas que a espera nos oferece. Se agirmos precipitadamente, corremos o risco (grande) de nos arrependermos dos nossos atos e nem sempre queremos assumir essa responsabilidade. É o que acontece frequentemente nos casamentos, quando se tem filhos, quando se faz uma tatuagem (e outras alterações definitivas do corpo), quando se investe dinheiro desnecessariamente, etc. Por norma, somos precipitados e não desenvolvemos a grande virtude de sermos positivos em relação à espera e ao que ela nos pode dar!

Vamos olhar para o agricultor (que deve ser das pessoas mais pacientes ao cimo da terra). Se não soubesse esperar pela próxima colheita, já tinha mudado de ramo. Mas, não! Ele dedica-se a tratar da sua plantação e não desiste, porque sabe que irá dar frutos nos próximos tempos.

Dicas para saber esperar:

Ocupe o seu tempo

wait1

Esta é MUITO IMPORTANTE!!! Se tiver de esperar, tente-se distrair com outra atividade. Desta forma, evita que fique ansioso durante uma longa espera. Normalmente, as pessoas que esperam manifestam o sentimento de que estão a gastar o seu “valioso” tempo, por isso, se tiver outra atividade que possa ir adiantando (por exemplo, responder a emails ou preparar uma reunião), aproveite para fazê-la durante o tempo de espera. Se preferir, opte por ler um livro ou jogar no seu smartphone (será um tempo de lazer, por isso, será tempo importante para SI!).

Conforme-se

Outra forma de evitar a ansiedade é aceitar que terá de esperar e que nada poderá fazer para reverter a situação. No entanto, tentar encontrar uma atividade para ocupar o tempo pode-se tornar numa tarefa cansativa, por isso, relaxe e mentalize-se que tem mesmo de aguardar CALMAMENTE.

Espere acompanhado

Se esperar acompanhado vai ver que o tempo passará muito mais rápido. Terá companhia para partilhar ideias e mostrar a sua empolgação pelo que tanto espera. No entanto, isto só resulta se criar empatia com os seus colegas (e não com alguém aborrecido que não se cala um segundo, pois só vai tornar a sua espera uma ETERNIDADE).

Proteja a sua saúde

wait4

Todos nós já passámos por situações que nos causaram alguma ansiedade. No entanto, quando a ansiedade é excessiva, pode trazer consequências graves para o nosso corpo, como por exemplo, problemas de coração. Por isso, tenha compaixão por si e nos momentos de maior nervosismo INSPIRE E EXPIRE. Tente inspirar fundo mantendo o ar durante uns segundos nos pulmões e, de seguida, vá expelindo-o suavemente. Faça isso pelo menos 3 vezes e verá que irá sentir-se melhor. COMIGO RESULTA! 🙂

Nunca se esqueça que manter-se impaciente SÓ IRÁ PIORAR A SITUAÇÃO!

Temos de lutar diariamente para aprender a ter paciência! Não podemos resignar-nos logo quando surge o primeiro obstáculo. Temos de ser persistentes e não desistir dos outros nem de nós mesmos. Tudo tem o seu tempo! Talvez não consigamos ver logo o porquê de termos de esperar, mas temos de ter consciência que o tempo cura tudo (até doenças) e que, se hoje estamos mal, amanhã poderemos estar EXCELENTES!

Deixo-vos um vídeo surpreendente sobre a ESPERA e o que ela nos pode trazer.

Deixe uma resposta

Também Pode Gostar