6 dicas para gerir melhor o seu tempo em família

Quanto tempo de qualidade passa com a sua família? Entre tratar da casa, cozinhar, deslocações, emprego e muitas outras tarefas diárias, não lhe deve sobrar espaço para estar verdadeiramente com quem gosta, certo?

Siga estas dicas práticas para poupar tempo em tarefas diárias e passar mais tempo com a sua família:

1. Faça uma to-do-list

Aponte tudo o que tem para fazer. Divida a sua lista em três categorias: Não, Sim e Delegado. Se tiver tarefas pouco importantes, pode atrasá-las e colocá-las na categoria “Não”. Verifique se pode delegar algumas funções, o que a vai ajudar a poupar tempo. Na categoria “Sim” pode marcar as que gosta desenhando um Smile, nas que pode poupar dinheiro coloque um cifrão e nas que pode poupar tempo, desenhe um relógio. Estes símbolos irão ajudá-la a lembrar-se das tarefas mais importantes.

2. Tire proveito dos recursos existentes

Peça ao seu marido para preparar o jantar enquanto trata das crianças, ou vice-versa. Caso tenha possibilidade financeira, delegue funções, como por exemplo, contratar uma empregada doméstica meio-dia por semana. Já é uma ajuda enorme! Tente otimizar o número de tarefas na mesma viagem para não ter deslocações em excesso. Não recuse ajuda da família, seja para limpar ou para cuidar das crianças. Mas nunca se esqueça de os recompensar de outra forma, como por exemplo, convidando-os para jantar.

3. Envolva as Crianças

Inclua as crianças nas atividades domésticas. Seja para limpar, arrumar os brinquedos, colocar a mesa, etc. Elas levam muito mais tempo e, provavelmente, o trabalho não fica tão bem feito como se fosse você. Mas tem de começar a ensinar-lhes para que se tornem pessoas responsáveis e independentes. Por isso, não hesite em delegar funções lá em casa!

4. Reduza os desperdiçadores de tempo

Se costuma perder muito tempo à procura de sapatos e chaves, está na hora de criar um local para guardar objetos de cada membro da família.

Por exemplo, cá em casa optou-se por comprar um móvel para a entrada com várias portas, onde cada pessoa tem o seu próprio espaço. Isto permite que ao entrar em casa, cada um saiba exatamente onde guardar as suas malas, sapatos entre outros objetos pessoais.

Para além disso, antes de se deitar, verifique se tudo o que precisa para o dia seguinte está acessível (de preferência o mais perto da porta). Desta forma, não se esquece de nada nem perde tempo à procura.

5. Adapte o seu emprego ao seu dia-a-dia

Se for bastante produtivo no seu trabalho, fica mais descontraído em casa. Se for viável, tente trabalhar em casa durante um ou dois dias por semana. Vai ver que não perde tanto tempo em deslocações e acaba até por compensar a nível económico. Se costuma perder muito tempo em viagens e reuniões, tente simplificar, por exemplo, agendando as reuniões dentro do mesmo trajeto todas para o mesmo dia, de forma a evitar muitas deslocações. Pode ainda começar a fazer reuniões por vídeo-conferência utilizando, por exemplo, o Skype.

6. Recorra à tecnologia

Quer seja finanças, gerir a conta bancária, escolas e compras diversas, tudo é possível gerir online hoje em dia. Por isso, recorra à internet para se organizar, fazer pagamentos, marcar e desmarcar reuniões e, inclusivamente, receber atualizações frequentes, como o estado do tempo e o tráfego no trânsito. Existem imensas aplicações para smartphone que nos permitem poupar imenso tempo!

 

Não se esqueça que as tarefas diárias são essenciais, mas o tempo em família é muito importante para o desenvolvimento da criança pois permite criar e fortalecer os laços familiares. Estudos indicam que se estiver com os seus filhos desde cedo, há mais probabilidade de virem ter consigo quando realmente precisam da sua ajuda. Esteja sempre disponível, independentemente das tarefas diárias que tem para fazer.

Deixe uma resposta

Também Pode Gostar