12 Dicas para poupar tempo a cuidar da roupa

Cheguei à conclusão que todos temos hábitos tão rotineiros e nem paramos para pensar no que poderíamos fazer para melhorar o nosso dia-a-dia. Numas férias em família, (com mais tempo para pensar nas lides domésticas), apercebi-me que se tratasse a roupa de forma diferente, acabaria por poupar imenso tempo. Ou seja, comecei a alterar os meus hábitos e não perco tanto tempo a passar a ferro, nem a organizar a roupa nos armários.

Apresento alguns truques que vos permitem tratar da roupa de forma mais simples:

1. Não comprar roupa sem uma lista de compras. Esta dica também faz sentido no supermercado. Se não pretendemos acumular muita roupa, devemos comprar apenas aquilo que é estritamente necessário.

2. Comprar roupa que seja fácil de lavar (lavar na máquina e que possa ser misturada com outras peças) e que não necessite de ser passada a ferro.

3. Não colocar a roupa do avesso para lavar (sobretudo meias), uma vez que depois dá muito mais trabalho a arrumar.

4. Colocar uma meia dentro da outra quando vão lavar (para não perder o seu par).

5. Fechar as blusas quase até cima quando vão lavar. A blusa mantém-se fechada quando estendo (a secar) e quando arrumo. Poupa-se tempo a despir a roupa e também a arrumar.

6. Usar o programa mais rápido da máquina para que a roupa não se estrague tão rápido e não fique muito engelhada.

7. Lavar menos vezes a roupa. É claro que aqui impera o bom senso! Muitas das peças podem ser guardadas se forem usadas apenas uma vez (principalmente as malhas que se estragam logo com as lavagens). Se não cheirar mal nem estiver sujo pode deixar a arejar e depois guardar no armário.

8. Tentar estender a roupa logo quando termina o ciclo de lavagem para não ganhar cheiro nem ficar muito engelhada;

9. Não secar a roupa diretamente ao sol – prolonga a cor e aumenta a durabilidade.

10. Na altura de recolher a roupa, dobrar e arrumar de imediato, evitando assim ter que passar tanta roupa a ferro e evitando também ter “tralha” acumulada (dica essencial).

11. Usar uma luva de borracha para remover pêlos de animais (quem tem gatos como eu entende bem este problema) ou humedecer as mãos e passar pela roupa fazendo movimentos sempre na mesma direção.

luvas

(Luvas de borracha são ideais para remover pêlos de animais)

12. Manter a roupa bem organizada, por exemplo, dobrada segundo as regras da Marie Kondo (quem não conhece pode ver o vídeo aqui) ou pendurada em cabides.


konmari1

konmari2

(As minhas gavetas organizadas pelo método KonMari)

Para concluir, nada melhor do que termos em conta o seguinte ponto: menos é mais, isto é, menos roupa, traz mais facilidade em tratar dela e menos tempo perdido.

E vocês, têm mais algum truque que queiram partilhar para poupar tempo a cuidar da roupa?

Deixe uma resposta

Também Pode Gostar