6 Dicas para decorar o quarto das crianças

Quando os bebés crescem e saem do berço é hora de pensar em decorar o seu novo espaço. Nesta altura, surgem muitas dúvidas, tais como: devo escolher uma decoração mais sóbria ou mais colorida? Que tipo de mobília é a mais adequada para as crianças? Devo optar por papel de parede ou manter apenas a pintura? Como posso dividir o espaço para que tenha uma zona de lazer e outra de trabalho/estudo? Para ajudar a dar resposta a todas estas questões, apresento 6 dicas para decorar o quarto das crianças. Espero que vos ajude nesta árdua tarefa que vos cabe enquanto pais.

1. Selecione um tema apropriado

Por vezes, é difícil encontrar um tema que agrade à criança (e aos pais). É necessário conhecer os seus gostos e a sua personalidade. Tente perceber o que a criança gosta, desde as suas personagens, às suas atividades preferidas. Por exemplo, se a criança gosta de basquetebol opte por cores alusivas ao tema, como o azul-escuro e o laranja. Pode ainda colocar um pequeno cesto num dos cantos do quarto. Se a criança gosta de contos de fadas e princesas, pode transformar a sua cama num pequeno castelo ou inserir uma cama com dossel!

quarto2

quarto6
2. Transforme paredes sem vida em paredes fantásticas

As crianças gostam de cor, por isso, opte por colorir as paredes do quarto do seu filho com cores fortes, como por exemplo, o azul, o verde, rosa ou laranja. Pode também optar pelo papel de parede que está disponível no mercado numa vasta gama de padrões, cores e figuras. Pode ainda combinar as duas opções, ou seja, manter a pintura e aplicar papel em apenas uma parede. Basta dar asas à sua imaginação!

quarto9

quarto7
3. Adesivos de parede – decoração económica que valoriza o quarto

Se pretende, pode optar por uma solução mais económica e mais fácil de aplicar: os adesivos de parede. Existem inúmeros tipos e formatos no mercado. Basta tentar encontrar um que se adeque no resto da decoração do quarto e que vá ao encontro dos gostos do seu filho. Ele ficará maravilhado!

4. Stencil de Parede – estilo no quarto dos seus filhos

Ainda para as paredes, outra solução passa pelo Stencil. Deve comprar o molde com o formato que pretende e basta aplicar uma tinta em spray por cima para criar na parede um efeito simples e colorido. Existem vários tipos de Stencil, desde figuras das personagens infantis, até aos florais e abstratos. O quarto irá ganhar uma nova vida!

stencil

5. Acessórios – apontamentos que fazem toda a diferença

Use e abuse dos acessórios! Ou então, opte por criar pequenos apontamentos, que façam a diferença no espaço. Se optar por paredes de cores neutras, utilize bastantes acessórios coloridos. Se, por outro lado, investir em muita cor nas paredes, opte por poucos acessórios em tons neutros, como o branco ou preto. Podem ser molduras (Pasparturs), espelhos, placas magnéticas para guardar trabalhos, etc. Invista numa zona de recordações que ajudem a motivar a criança para o trabalho e a dar valor aos momentos em família.

Jungle Inspired Kids Room Design Ideas House Design in Kids Room Forest - Design Decor

quarto8

6. Divida as zonas – motive a aprendizagem organizacional

Faça uma divisão bem definida das zonas: vestir, brincar, dormir e trabalhar/estudar. Mesmo tendo um quarto pequeno, deve limitar bem as zonas do espaço. Desta forma, contribui para a organização do quarto e a criança já sabe onde deve guardar qualquer objeto. Se preferir, opte por colocar etiquetas nos armários e nas prateleiras, de forma a motivar a criança na aprendizagem organizacional. Para limitar os espaços, pode utilizar alguns truques, tais como, recorrer simplesmente à mobília (de preferência com muito espaço para arrumação) ou, criar espaços distintos utilizando cores diferentes nas paredes ou vários padrões de papel de parede. Estará a contribuir certamente, para o desenvolvimento cognitivo do seu filho nos primeiros anos de vida.

Minimalist Boy Bedroom Design In Concept Simple Kids Bedroom At throughout The Incredible as well as Lovely simple kids room for Really encourage - Design Decor

quarto1

 

Em suma, da próxima vez que planear decorar o quarto do seu filho, tenha em consideração estas dicas. Verá na cara deles um sorriso de felicidade sempre que estiverem no quarto.

Tem mais alguma ideia para decorar o quarto das crianças que queira partilhar? Conte-nos tudo!

Deixe uma resposta

Também Pode Gostar