Receita caseira de Bolo Rainha

Não há doce de Natal mais tradicional do que o belo Bolo Rei! Há quem goste muito e há quem não aprecie mesmo nada. A principal razão apontada pelos não apreciadores, prende-se com a incorporação das frutas cristalizadas que, por si só, já são bastante doces. Pessoalmente, não sou grande fã de frutas cristalizadas. Mas se tiver de comer uma fatia de Bolo Rei, como sem qualquer problema, mesmo que para isso tenha de andar a selecionar e remover os pedaços maiores de fruta.

Hoje em dia, já existe uma série de variações da receita de Bolo Rei. Há Bolo Rei de Chocolate, Bolo Rei de Maça, Bolo Rei de Chocolate Branco, etc. Há ainda a versão feminina: o Bolo Rainha. Este consiste em utilizar a mesma massa do Bolo Rei, mas integra apenas frutos secos e sultanas. Acaba por se tornar numa receita mais requintada e um pouco mais dispensiosa (ou não seria uma verdadeira versão feminina).

Cá em casa todos apreciam o Bolo Rainha! Por isso, costumo fazer a minha versão caseira um pouco mais económica e um bocadinho mais saudável. E hoje foi o dia!

Partilho convosco a receita de Bolo Rainha feito na Bimby. Caso não tenham este Robot de Cozinha, só têm de adaptar a preparação e “exercitar um pouco mais o braço”. Mas de certeza que o sabor será exatamente o mesmo! Espero que gostem!!!

Receita de Bolo Rainha

Ingredientes:

400 gr de farinha
30 gr de fermento de padeiro
70 gr de manteiga
80 gr de açúcar
130 gr leite
frutos secos e sultanas a gosto
raspa e sumo de 1 laranja
40gr vinho do Porto
1 colher de sobremesa de sal

Preparação:

No copo da Bimby, colocar o açúcar e a raspa de laranja. Processar a velocidade 9.
Colocar o leite e o fermento. Processar a velocidade 6 a 37º durante 30 seg.
Adicionar a manteiga, o sumo de laranja e o vinho do porto e, de seguida, as gemas. Mexer a velocidade 6 durante 30 seg.
Juntar a farinha aos poucos com a Bimby em funcionamento e programar 3 minutos velocidade espiga. Junta-se os frutos secos e as sultanas. Retira-se do copo e molda-se uma coroa com as mãos. Decorar com os restantes frutos e pincelar com uma gema de ovo. Deixar levedar cerca de 2 horas.
Ao fim desse tempo, levar ao forno a cerca de 180º durante 30 minutos. Quando arrefecer decore com açúcar em pó.

 

E com este frio, não há nada melhor do que uma fatia de Bolo Rainha quente e um chá a acompanhar!!!

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Também Pode Gostar