Chips de Maçã: um Snack Saudável

Depois do jantar, em nossa casa há sempre o hábito de comer qualquer coisa doce. Normalmente, serve-se fruta mas nunca é suficiente. As crianças andam desesperadas atrás de nós, como almas esfomeadas, a perguntar “Mamã, o que posso?”, “Papá, posso doce?” . Nós, Pais, muitas vezes não sabemos o que responder e tentamos ao máximo controlar a quantidade e a qualidade da comida que as crianças ingerem à noite. Gostamos de diversificar os snacks e encontrar soluções um pouco mais saudáveis como alternativa às bolachas e a outros alimentos mais processados.

Há um snack que agrada a todos: Chips de Maçã. Costumamos comprar diversas vezes no supermercado, mas posso afirmar que a dose simplesmente não rende. As crianças devoram aquilo em segundos (e não estou a exagerar). Além disso, é um produto bastante caro!

A alternativa passa por confecionar as Chips de Maçã em casa. Confesso que já fizemos algumas vezes, mas nunca ficaram tão crocantes como as do supermercado. No entanto, em termos de sabor conseguimos atingir sempre um bom resultado. As Chips são um snack muito agradável e bastante prático para levar em viagem. Basta guardar dentro de um frasco de vidro e está pronto a ser servido!

Deixo-vos aqui a receita que costumamos fazer. Já tentámos cozer as maças de várias formas mas esta pareceu-nos a que obteve melhor resultado. Espero que gostem!

Chips de Maçã (receita caseira)

  1. Comece por aquecer o forno na menor temperatura (entre os 110º e os 140ºC). Pode deixar a porta semi-aberta para que o ar circule e o forno não aqueça tanto.
  2. Corte duas maças em fatias bem finas (se tiver pode utilizar o bandolim para cortar as fatias fininhas). Deixe a casca mas retire todas as sementes.
  3. De seguida forre um tabuleiro com papel vegetal e posicione as fatias de maneira a que não se sobreponham umas nas outras. Polvilhe com canela em pó e açúcar a gosto (opcional).
  4. Leve ao forno com a porta semi-aberta durante aproximadamente 1 hora. Depois desligue o forno, vire todas as maças e mantenha-as ali durante mais uns 15 minutos, sempre com a porta semi-aberta.
  5. No final sirva ou guarde-as em frascos de vidro esterilizados.

Se preferir, quando as Chips arrefecerem pode voltar a polvilhar com um pouco mais de canela (nós somos grandes apreciadores desta especiaria). 🙂

 

Deixe uma resposta

Também Pode Gostar