Não sabe como aproveitar as sobras de comida? Veja estas dicas e receitas.

Saber aproveitar as sobras de comida não é uma tarefa difícil. No entanto, muitas são as famílias que optam por colocar no lixo os restos que sobram de uma grande refeição, desperdiçando em simultâneo alimentos, tempo e dinheiro. Para aproveitar comida, basta ter alguns ingredientes essenciais em casa e alguma imaginação.
Se pretende transformar aquelas sobras do almoço de domingo em pratos divinais, terá de ser organizado. O truque passa por ter alguns alimentos chave na despensa, no frigorífico e no congelador.
Veja as seguintes dicas que o vão fazer poupar tempo e dinheiro:

Despensa

Deve ter sempre arroz, massa, molho de tomate, leguminosas, frutos secos e sementes.

Frigorífico

Tenha sempre vegetais frescos como cenoura, limões, bróculos e algumas ervas aromáticas. Para além disso, ainda deve ter queijo parmesão e alguns molhos, como maionese, ketchup e mostarda.

Congelador

Se tiver vegetais frescos em excesso, opte por cortá-los e congelá-los para não se estragarem. Desta forma, poderá confecionar pratos rapidamente. Coloque também no congelador uma mistura de ervas aromáticas em cuvetes de gelo para conseguir temperar facilmente as suas refeições. Congele massa de pizza caseira ou pão fatiado. Assim, pode aproveitar as sobras para fazer uma entrada com umas bruschettas ou pizzas pequenas.

Deixo aqui 4 receitas para poderem aproveitarem as vossas sobras.

Sobras de Frango

Ingredientes
Sobras de frango assado
500g de molho de tomate
1 cebola picada
Óleo
Sal q.b.
Pimenta do reino q.b.
Orégãos q.b.
Açúcar q.b.
Canela q.b.
500g de macarrão

Preparação
Comece por desfiar o frango assado. Ponha a refogar a cebola no óleo. Junte o frango e deixe ficar durante 2 minutos. Coloque o molho de tomate, tempere com sal, pimenta do reino, orégãos e um pouco de açúcar. Deixe a cozinhar durante 20 minutos em lume baixo e junte canela. Depois, é só cozinhar o macarrão em água com sal e um pouco de óleo, servindo-o, no prato, com o molho.

Sobras de Esparguete

Ingredientes
Esparguete cozido
Ovos 2
Fiambre 2 fatia
Queijo 2 fatia
Sal q.b.
Azeite q.b.

Preparação
Começar por partir o esparguete em pedaços pequenos.
Numa tigela bata os dois ovos. Junte o esparguete e o queijo e fiambre partidos em pedaços pequenos. Tempere com sal. Envolva muito bem. Não deve ficar muito líquido. Coloque uma frigideira a aquecer com um fio de azeite. Quando estiver bem quente, coloque em colheradas afastadas a mistura dos ovos. Deixe cozinhar bem antes de virar. Com uma espátula volte e deixar cozinhar até o ovo estar bem passado. Sirva acabado de fazer.

Sobras de Peixe

Ingredientes
250 gr. de restos de peixe já cozinhado
1 ovo
100ml. de leite
3 a 4 colheres de sopa de farinha (uso a que tem fermento)
cebola picada
salsa picada a gosto
alho em pó, sal e pimenta q.b.
uma chávena de café de cerveja
óleo e azeite q.b.

Preparação
Retire as espinhas e pele do peixe e desfiar mas não muito. Bata a gema de ovo com a farinha, o leite e a cerveja. Acrescente a cebola que se fritou ligeiramente num fiozinho de azeite. Acrescente a salsa. Se necessário acrescente um pouquinho mais de farinha ou liquido ao polme. Tem que ficar consistente mas não duro nem muito liquido. Bata a clara em castelo com uma pedrinha de sal. Envolva delicadamente com o preparo anterior. Finalmente junte o peixe delicadamente. Tempere com o alho em pó, o sal (pouco) e a pimenta. Leve uma mistura de óleo e azeite ao lume. Quando estiver bem quente frite o preparo em pequena porções. Quando fritos, deixe escorrer em papel absorvente. Serva com arroz de legumes, tomate ou feijão.

Sobras de Carne Assada

Ingredientes
aprox 600gr sobras de carnes e respectivos molhos
3 chávena de chá Arroz agulha
7 Chávenas de Água
caldo de frango
sal q.b
rodelas de chouriça
queijo ralado emmental

Preparação
Coloque a água, as carnes e os molhos num tacho e leve a ferver durante 10 minutos. Tire o carne e reserve. Assim que estiver a uma temperatura que permita pegar retire as peles, os ossos e desfie. Reserve.
Entretanto coloque o arroz na água e o caldo de frango. Retifique o sal. Deixe cozer durante aproximadamente 15 minutos. Depende do arroz que utilizar, deve estar no ponto em que o arroz está quase cozido.
Junte a carne desfiada e envolva grosseiramente.
Vire para uma assadeira e decore com as rodelas de chouriço. Leve ao forno previamente aquecido a 230ºC durante 10 minutos. O tempo depende se pretende um arroz seco (mais tempo) ou húmido (menos tempo). Se quer uma crosta seca e crocante no topo a temperatura deve ser mais elevada (250ºC). Fica ao gosto de cada um.
Desligue o forno e espalhe por cima do arroz o queijo ralado. Leve de novo ao forno até derreter. Enquanto o arroz estiver no forno prepare uma salada para acompanhar.

Tome nota destas 4 receitas, pois para além de não desperdiçar comida, também irá conseguir poupar muito dinheiro no final do mês.

Deixar uma resposta

Também Pode Gostar