Dicas e truques para limpeza pós-obra

UFA!!! Terminaram as obras! Agora existe pó e restos de materiais de construção por todo o lado. O cenário é ASSUSTADOR!!! Está na hora de arregaçar as mangas e começar a limpar!

Não sabe por onde começar? Nem eu! Após investigar apresento aqui algumas dicas que o poderão ajudar na hora de começar a limpar a sua casa depois das obra. São truques práticos que tornam o trabalho um pouco mais simples e rápido.

Vai precisar de vários panos, balde, mopa (não use vassoura para não levantar o pó), aspirador, luvas, limpa-vidros, detergente para madeiras, detergente para cozinha e wc e detergente para pisos cerâmicos. Não se esqueça de adaptar os materiais de limpeza aos tipos de acabamento que tem em sua casa.

1. Remova as coberturas

Comece por remover todos os plásticos e panos que estiverem como cobertura durante a obra antes de começar a limpar. Pegue pelas pontas e vá dobrando cuidadosamente para não levantar muito pó. Coloque as coberturas fora de casa para não sujar o chão novamente.

2. Comece de dentro para fora

Comece a limpar pelo fundo da casa até à entrada. Se a casa tiver mais do que um piso, comece pelos pisos de cima. Os móveis também devem ser limpos de cima para baixo. Em cada divisão comece pelo tecto, siga para as paredes e só no fim o chão. Pode precisar de utilizar uma escada para chegar aos pontos mais altos da casa.

3. Aspire antes de aplicar água

Se começar logo a passar água, corre o risco do pó se transformar em argamassa. Por isso, convém aspirar primeiro e só no fim é que deve passar a esfregona (por vezes é necessário passar várias vezes).

4. Não se esqueça das janelas

O pó fino que resulta das obras tende a ficar “colado” sobre qualquer superfície. E as janelas não são exceção. Por isso, não se esqueça de limpar os vidros e caixilhos utilizando água e um bom limpa-vidros.

5. Cuidado com os entupimentos

É normal existirem entupimentos depois das obras. Isso deve-se ao facto de colocarem restos de materiais de construção pelos canos, que depois podem solidificar e entupir a canalização. Por isso, esteja preparado para eventuais entupimentos.

Apesar da sua casa se encontrar “virada do avesso” após a obra, isso não quer dizer que a limpeza seja uma tarefa árdua. Vá por fases e aplique estas dicas. No final, poderá então aproveitar a sua “nova” casa totalmente limpa e renovada!

Já passou pela experiência de remodelações e tem mais dicas para acrescentar? Então deixe o seu comentário. Os leitores da Dicas de Casa agradecem!

Vejam o Vídeo da “Casa Fantasma” durante as obras… 🙂

Deixar uma resposta

Também Pode Gostar