Quer poupar na Ceia de Natal?

O Natal é uma época de gastos! Para além dos presentes e da decoração, ainda temos a GRANDE Ceia de Natal (e digo GRANDE porque se estende por uma série de dias). Esta tem de ser repleta de todas as iguarias conforme manda a tradição. Mas será que não se consegue poupar um pouco neste “manjar dos deuses” sem comprometer a quadra natalícia? É claro que sim!

Se pretende poupar na Ceia de Natal mas ao mesmo tempo manter a tradição, deixo-lhe aqui algumas dicas que o poderão ajudar na hora de selecionar a sua ementa para o dia 24 de Dezembro.

1. Faça os seus próprios canapés

canapes

Comprar canapés e entradas já preparadas pode poupar-lhe algum tempo mas ir-se-á refletir na sua conta bancária. Opte por confecionar as suas próprias entradas. Basta comprar massa folhada ou outro tipo de base e preencher com vários ingredientes. Por exemplo, pode embrulhar salsichas, chouriço, queijo, tâmaras frescas ou queijo brie e maça cozida com canela. Aproveite alguns ingredientes que tem no frigorífico e experimente combinar sabores!

2. Encontre alternativas mais baratas aos pratos tradicionais

bacalhau

Todos sabem que o bacalhau é caro! Se tem por tradição servir bacalhau na véspera de natal, opte por uma receita que faça render as postas. Por exemplo, faça bacalhau à brás, bacalhau com natas, puré de bacalhau ou bacalhau com broa (que é ótimo e excelente para uma Ceia de Natal). Prefira servir o bacalhau desfiado em vez de o servir à posta. Irá conseguir poupar bastante no final do jantar!

3. Escolha muito bem o seu perú

Se preferir perú, escolha-o muito bem antes de o comprar! Opte por um maior e desta forma conseguirá aproveitar as sobras para confecionar outros pratos para os dias seguintes. Existem várias receitas deliciosas para aproveitamento de carnes já confecionadas. Se não gosta de sobras, prefira um perú pequeno para evitar desperdícios (é claro, tendo em conta o número de pessoas que vão jantar).

4. Compare preços antes de comprar

precos

Antes de ir às compras, não se esqueça de comparar preços. Hoje em dia, pode fazê-lo através de folhetos que entregam pelo correio ou mesmo online. Quase todos os hipermercados têm loja online, por isso, é mais fácil verificar qual o melhor preço para um determinado ingrediente. Por exemplo, poderá consultar online o preço do bacalhau, ou mesmo verificar se existe alguma promoção que compense mais. Investigue antes de se lançar nas compras!

5. Faça o seu próprio bolo-rei

bolo_rei

Não compre bolo-rei! Vai poupar imenso dinheiro, porque este bolo tende a ser muito caro nesta época. Opte por fazer o seu próprio bolo. Se não gostar de frutas cristalizadas (como nós) faça bolo-rainha. Junte apenas frutos secos e adapte a receita ao seu gosto. Eu já fiz várias vezes e posso dizer que fica muito bom! Para além disso, quando o servimos, muitas vezes ainda está quente. Uma delícia!

6. Verifique o queijo

queijos

O queijo é, normalmente, um dos ingredientes mais caros. Refiro-me ao queijo da serra ou outros do mesmo género. Para quem gosta de servir uma tábua de queijos, consulte primeiro o preço por kilo. Pode optar por comprar pequenas porções de alguns queijos e completar a sua tábua com nozes, um chutney caseiro ou ainda figos secos. Vai ver que vai surpreender os seus convidados.

7. Peça ajuda aos familiares

familiares

Se pedir aos convidados que colaborem com uma sobremesa, irá conseguir dividir os custos da Ceia de Natal. Para além disso, o jantar acaba por se tornar muito mais interessante pois transforma-se numa partilha de saberes e de sabores.

8. Antes de comprar qualquer coisa, verifique os seus armários!

dispensa

Quando temos de preparar um grande jantar, há tendência para se fazer uma lista e ir de imediato ao supermercado. No entanto, antes de se lançar nas compras, dê uma vista de olhos pelos seus armários de forma a verificar se não consegue aproveitar alguns dos ingredientes que lhe tenham sobrado. Assim, não compra em excesso e evita que expirem prazos de validade.

pouparSei que é uma noite especial e que a maior parte das pessoas não olha a custos! Mas tenha em atenção que não é necessário diminuir a qualidade do jantar para se poder poupar. Basta aplicar pequenos truques ou substituir alguns ingredientes que irão fazer toda a diferença na hora de pagar a GRANDE Ceia Conta de Natal.

 

Deixar uma resposta

Também Pode Gostar