Já ouviu falar no poder das cores na decoração? Conheça o Feng Shui!

O Feng Shui é uma corrente de pensamento de origem chinesa que defende uma aplicação correta de cores na decoração de casas, assegurando que estas podem trazer inúmeros benefícios quer para o corpo quer para a mente. Segundo o Feng Shui para utilizarmos as cores de forma correta, devemos primeiro conhecer o seu verdadeiro significado. Só assim, teremos a vida facilitada na hora de decorar o nosso espaço. É claro que este significado pode depender de vários fatores, tal como a experiência de vida de cada pessoa ou até mesmo da sua personalidade. Mas cada indivíduo responde de forma mais ou menos previsível ao entrar em contacto com uma determinada cor.

O Feng Shui transporta o uso da cor para um nível um pouco mais avançado. Ele defende que a cor devolve as energias desejadas para cada espaço, a fim de criar harmonia e equilíbrio. No Feng Shui as cores estão relacionados com os 5 elementos: Fogo, Terra, Água, Madeira, Metal.

Mas então que cor devemos aplicar no quarto ou na sala? Será o azul adequado para aplicar no escritório? Se está indeciso em relação à cor que deve escolher para o seu espaço, comece por explorar o poder do Feng Shui. Ele irá ajudá-lo a construir uma casa feliz, vibrante e bonita.

Elemento Feng Shui: Fogo

fire

Vermelho

Laranja

Violeta

Rosa

Amarelo forte

Para o Feng Shui quando o elemento Fogo está equilibrado na sua casa ou escritório ele trará energia positiva para o motivar a trabalhar. O Fogo é o elemento dominante do Feng Shui e que deve estar presente no seu espaço de lazer ou escritório. Os tons Fogo libertam vibrações alegres e animadas e servem para iluminar qualquer espaço dentro de casa. Ao mesmo tempo, também criam um espaço acolhedor e aconchegante.

Por exemplo, o amarelo é especialmente importante se vive numa casa com pouca luz solar. Existem diversos tons de amarelo, desde o amarelo girassol ao amarelo pastel. Os tons mais fortes simbolizam o elemento Fogo e os tons mais pálidos aproximam-se mais do elemento Terra. Em sua casa pode apostar em pequenos apontamentos de amarelo, como por exemplo, aplicados nos acessórios ou tecidos.

Elemento Feng Shui: Terra

earth

Beje

Amarelo claro

Tom de areia

Para o Feng Shui o elemento Terra é muito importante num ambiente de repouso ou no escritório. Ele ajuda a criar estabilidade, proteção e calma nas pessoas que frequentam o espaço.

Elemento Feng Shui: Metal

metal

Cinzento

Branco

No Feng Shui o elemento Metal traz qualidades de nitidez, precisão e eficiência. A sua presença equilibrada ajuda a manter a clareza e leveza. Uma boa presença do elemento metálico em sua casa ou no seu escritório ajudará a sustentar a energia de calma e concentração.

Elemento Feng Shui: Água

water

Azul

Preto

Para o Feng Shui, o elemento Água é harmonioso e traz uma refrescante energia de calma, facilidade, pureza e frescura. O elemento Água é também o símbolo antigo da abundância. Por isso, é frequente no Feng Shui a utilização de fontes e espelhos como cura para a riqueza e pureza interior.

Elemento Feng Shui: Madeira

wood

Castanho

Verde

No Feng Shui o elemento Madeira traz a energia vibrante de saúde, vitalidade e crescimento. Este elemento é também uma expressão da abundância, assim como cura para a riqueza e a prosperidade. No Feng Shui é frequente a utilização de diversas plantas e da árvore do dinheiro (talismã de riqueza e boa sorte).

arvore_dinheiro

(tenho de arranjar uma destas cá para casa)

Vejam a tabela que se segue com um resumo do significado e da energia que transmite cada cor. Entrem em modo Feng Shui!

feng-shui

Se está a pensar decorar ou a renovar a sua casa, preste muita atenção ao pensamento Feng Shui. O ideal será optar por cores que transmitam energia positiva e que o ajudem a criar um espaço acolhedor e confortável. Evite cores com as quais não se identifica e que causem desconforto físico e visual. A sua família vai agradecer as energias positivas e a sua saúde também!

E vocês já conheciam o Feng Shui? Partilhem as vossas experiências na seleção de cores para a vossa casa!

Deixe uma resposta

Também Pode Gostar