Araçá: O fruto que tem olhos!

Quando pensamos que já ouvimos falar de todo o tipo de alimentos, eis que surge algum para nos surpreender. Foi o caso do Araçá!

E perguntam vocês (ou só alguns): Mas onde foste tu “desencantar” isso?

Este fruto foi-me dado a provar pelo meu Pai há relativamente pouco tempo. Ele decidiu plantar o araçazeiro como experiência e não é que se tornou uma bela surpresa? Para além do fruto ser delicioso, ainda se dá bem no nosso clima.

Para quem não conhece, o Araçá é uma fruta que possui cerca de 150 espécies diferentes. Para além disso, é uma fruta que contém diversos benefícios medicinais, tais como: ação calmante, anti-inflamatória, diurética e entre outras.

O Araçá, conhecido cientificamente como Psidium araca Raddi, é uma planta nativa do Brasil, que pertence à família das Myrtaceae. Ele geralmente cresce em matas e planícies costeiras até cerca de 1200 metros de altitude e é cultivada como uma árvore frutífera ornamental.

As frutas do Araçá são tipo baga, de cor verde, amarela ou avermelhada. A sua polpa é comestível, adocicada, branco-amarelada ou avermelhada.

araca4

O nome Araçá vem do tupi-guarani (quê??? é uma família linguística de um povo do Brasil) e significa “fruto que tem olhos” em alusão às sépalas que dão a aparência de um olho ao fruto.

araca1

Os frutos estão disponíveis (não me perguntem onde, porque no supermercado nunca os encontrei) para consumo ao natural ou então, industrializados, na forma de doces ou geleias. Têm um teor de vitamina C até quatro vezes maior que os frutos cítricos. Por isso, o Araçá é muito eficaz em tratamentos contra a gripe e constipações (tal como a que tenho agora, por isso só me apetece comer ARAÇÁS!!!).

Eu ainda só provei os Araçás amarelos que por sinal são deliciosos. É uma fruta doce e ao mesmo tempo muito fresca, mesmo ao meu gosto. Mas também pretendo provar os de espécie vermelha.

araca3

Apesar dos Araçás terem todo este potencial como fonte nutricional e matéria-prima, poucos são os dados sobre o seu cultivo, produção e utilização.

Se pretendem fazer uma viajem (muito rápida) a um país com clima tropical, provem Araçás! É “quase” a mesma coisa!

araca6

E por aí? Alguém já conhecia este fruto ou andavam em estado de “alienação frutícola” tal como eu?

2 Comentários

  1. Samira

    Já conhecia!!!! Desde a minha infância, mas não consigo uma muda!!!!

    1. Joana Coutinho Joana Coutinho

      Olá Samira. Talvez seja do tipo de solo. Os nossos deram logo no primeiro ano. Vamos ver se corre bem da próxima vez. 🙂

Deixar uma resposta

Também Pode Gostar