O “difícil” papel do irmão mais velho

Irmão é muito mais do que um amigo! Ser irmão é partilhar tudo: até o Pai e a Mãe. Quem tem “forçosamente” de aprender a partilhar é sempre o irmão mais velho. É sempre aquele que tinha tudo e deixou de o ter por causa de outro “ser estranho” que apareceu de paraquedas na sua vida.

Não é fácil ser irmão mais velho! Tem de ter uma maior responsabilidade e, quase sempre é obrigado a crescer mais rápido do que os outros. Ser irmão mais velho é aquele que tem de tomar conta do “pirralho” que está constantemente a dizer e a falar coisas só para o irritar. É aquele que tem de dar o exemplo na escola e dar a mão ao atravessar a estrada. É aquele que tem de ajudar a carregar as malas e a pôr o cinto do mais novo quando entra no carro. É aquele que tem de ajudar a arrumar os brinquedos porque o “pequenote” ainda só sabe desarrumar. Enfim, ser irmão mais velho não é “pêra doce”! Mesmo que se tenha 4, 7 ou 10 anos.

Durante uma viagem de carro pedi a uma das minhas filhas para pôr a chupeta ao bebé porque estava a chorar. Ela respondeu: “Tem calma Mamã! Não vês que estou a tratar de dois?”  Só me deu vontade de rir! Tão jovem e já a deparar-se com as dificuldades da maternidade.

Os meus filhos mais velhos já se aperceberam que não é fácil tratar de uma criança pequena, mas de tudo fazem para a acalmar. Eu nunca lhes ensinei, mas eles já sabem embalar, fazem “Shhhh, Shhhh, Shhhh” enquanto seguram e abanam a chupeta na boca, dão-lhe a mão e falam com ela de forma carinhosa na tentativa de a calar (claro, para conseguirem ver os desenhos animados sossegados). Já se aperceberam que os bebés “reais” não se comportam como um dos seus bonecos. Eles têm necessidades fisiológicas, afetivas e vontade própria. O problema é que como são pequenos, estão sempre na fila da frente no que toca a atenção por parte dos Pais. O nosso bebé ainda não fala mas ninguém o cala, por isso, os mais velhos rendem-se!irma_velha

O que lhes vale é que cá em casa os irmãos mais velhos não estão sós: já são 3!

 

Deixe uma resposta

Também Pode Gostar

Unable to communicate with Instagram.