Regras da Comida (cá de casa)

Muitos pais deduzem que os filhos não irão gostar de certo tipo de alimentos mesmo que “os pequenos” ainda não se tenham queixado ou mesmo provado. Há tendência para crer que as crianças só gostam de nuggets, hambúrgueres ou comida pré-embalada. Posso afirmar que no meu caso isso não se aplica, pois os meus filhos não gostam desse tipo de comida (talvez porque não estejam habituados). Por exemplo, sempre que temos de ir ao McDonalds, para mim é uma dor de cabeça, porque as crianças não comem NADA! Só gostam de lá ir pelo brinquedo. Também não ligam muito a bolos pré-embalados ou a batatas fritas de pacote. Gostam da comida “caseira” ou mais simples.

Desde bebés que sempre os habituei (e forcei) a comer de tudo. É claro que por vezes, vejo que não gostam mesmo de um determinado alimento e nesse caso, comem o resto que está na mesa, seja massa, salada ou carne. Há sempre alternativa!

Apresento as regras da comida (cá de casa):

  • Não há queixas sobre a comida nem comentários negativos (tipo “que nojo”, “que porcaria”, etc.) Temos de ter uma atitude positiva perante a comida;
  • As refeições são uma atividade em família;
  • Não há brinquedos nem tablets à mesa (NUNCA);
  • Ninguém diz que não gosta sem ter provado. Tem de se experimentar TUDO;
  • Privilegiam-se alimentos ricos em nutrientes saudáveis, incluindo bróculos;
  • A comida não é recompensa ou punição (exceto se for para ter direito à sobremesa);
  • Se tiverem muita fome (que é o normal) não comem snacks. Primeiro está a refeição ou a fruta. Só depois o snack.
  • Todos os dias temos de comer pelo menos 3 peças de fruta.
  • Para se gostar é preciso experimentar, experimentar, experimentar!
  • Não há comida “especial” para ninguém. Todos comem o MESMO!

Como dou muita importância ao pequeno-almoço, tento que as crianças façam uma refeição rica, saudável e que lhes permita não ter muita fome ao longo do dia. Também tento variar e é raro o dia em que comem a mesma coisa. Se num dia foi iogurte no dia seguinte será leite. Se comeram torrada, no dia seguinte comem ovo mexido. Se comeram maça, no dia seguinte comem kiwi. A fruta NÃO PODE FALTAR! E posso dizer que a comem sempre primeiro, porque preferem fruta a pão.

Deixo aqui exemplos de alguns dos pequenos-almoços das crianças (cá de casa).

Pêra |  Canapés de Queijo “Vaca que Ri” e Tomate Cereja

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Maça com Ovo Mexido e Fiambre
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Kiwi com Torradaimg_1535

Maça e Tostas com Geleia de Marmelo img_1565

Morangos e Pão com Manteigaimg_1556

Tangerina, Tostas com Manteiga e Ovo Cozidoimg_1560

E pensam vocês: “Ah! Isto é só para a fotografia!” Não! O pequeno-almoço cá em casa é SEMPRE assim. Até porque a “apresentação” também abre o apetite! E o vosso como é?

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