Pequeno-almoço: a melhor forma de começar o dia!

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Como se sente ao passar 8 a 12 horas sem comer? Sem energia, irritado e não se consegue concentrar em nada, certo? É isso mesmo que acontece à noite. O nosso corpo passa um grande tempo em jejum e precisa de “combustível” logo pela manhã para funcionar corretamente. Por isso, o pequeno-almoço é aquela refeição que nunca, mas nunca deve ser ignorada.

O pequeno-almoço é a primeira oportunidade que o corpo tem de restabelecer os níveis de glicose, também conhecidos como açúcar no sangue. Este é essencial para o correto funcionamento do cérebro e também fornece energia aos músculos para a atividade física ao longo do dia.

Para quem está a fazer dieta, o pequeno-almoço continua a ser a refeição mais importante, visto que se comer bem, irá ajudar a diminuir o apetite ao longo do dia. Estudos indicam que as pessoas que tomam um bom pequeno-almoço, tendem a ser mais magras do que as que não o fazem. A falta do pequeno-almoço, está associada com um risco quatro vezes maior de obesidade.

Nas crianças, o pequeno-almoço é também a refeição mais importante do dia. Ajuda a melhorar a concentração e a habilidade em resolver problemas. Geralmente, quem toma o pequeno-almoço tende a comer de forma mais saudável. Para além disso, ajuda a proteger o coração de certas doenças e evita problemas graves de saúde.

Mas, o que se deve comer ao pequeno-almoço?

Deve-se optar preferencialmente pelos seguintes alimentos:

1.  Pão e cereais são ótimas formas de começar o dia e são pobres em gordura. Cuidado com os cereais que têm um elevado teor de açúcar. Opte por aqueles que têm menos de 10 gramas de açúcar por porção. Pode adicionar leite e frutas e terá uma excelente refeição logo pela manhã.

2.  Se optar pelo pão, pode concluir com um copo de leite ou um iogurte. São ambos ricos em cálcio, vitamina A e vitamina B. Para quem não gosta ou é intolerante ao leite, pode optar pelo sumo de laranja que é rico em vitamina C e ajuda a fortalecer o nosso sistema imunitário.

3.  Um ovo também é uma boa fonte de proteínas. Deve optar por ovos mexidos ou cozidos de forma a evitar as gorduras em excesso.

4.  Deve completar a sua refeição sempre com uma peça de fruta. Opte pelas que têm menos açúcar, como a maça, pera ou laranja.

E não se esqueça, comer o pequeno-almoço todos os dias pode ajudá-lo a levar uma vida mais saudável e feliz!

Conte-nos como é o seu pequeno-almoço. Iremos mostrar algumas ideias num próximo artigo!

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